O setor de turismo de Marechal Rondon vem estreitando relações com autoridades paraguaias, visando o sucesso dos eventos relativos à pesca esportiva nas águas do lago internacional de Itaipu e seus afluentes. Como resultado das conversações, intermediadas pelo rondonense Dionísio Rambo, assessor de turismo do governo do Departamento de Canindeyú, o governador Alfonso Noria Duarte assinou a resolução 053/2017, declarando de interesse turístico a pesca esportiva nas águas do rio Paraná (lago de Itaipu), incluindo os afluentes Karapã e Piraty’i, conhecido pelos pescadores brasileiros como Licay.
O documento é assinado também pelo secretário geral do governo de Canindeyú, Jorge Adriano Fleitas, e cita o pleito do secretário de turismo do governo departamental, Juan Evangelista Amarilla. “Os eventos de pesca esportiva propiciam o ingresso de turistas, tanto no Paraguai quanto no Brasil, e isso gera recursos econômicos e entretenimento”, diz a resolução do governador Duarte.
No dia 13 de março, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Rondon, Sérgio Marcucci, recebeu a visita oficial do secretário de turismo paraguaio, Juan Amarilla, acompanhado dos assessores Dionísio Rambo e Patrícia de Oliveira. Eles sobre o interesse bilateral de desenvolver a pesca esportiva e outras atividades turísticas no lago de Itaipu. O Torneio de Pesca da Corvina, marcado para os dias 08 e 09 de abril, em Porto Mendes, também esteve em pauta.
Com a recente resolução, os pescadores esportivos terão maior segurança e tranquilidade, já que o documento deixa claro o interesse turístico manifestado pelo governo de Canindeyú.
assessoria prefeitura de Marechal Rondon