Foram realizados em Ibiporã, norte do Paraná, nos dias 4 e 5 de março, o Campeonato Paranaense Faixas Marrom, Preta e Estímulo, o Seminário Estadual de Arbitragem e o Exame Estadual de Arbitragem para ingresso e ascensão ao quadro de árbitros da Federação Paranaense de Judô.
O Judô de Marechal Rondon esteve representado pela Associação Fujiyama e conquistou três medalhas no Campeonato Paranaense:
- Renato Antenor de Assunção de Oliveira – Medalha de Prata na categoria Faixa Preta até 73 Kg;
- Bruno Henrique Dalla Vecchia Giron – Medalha de Bronze na categoria Faixa Preta até 73 Kg;
- Felipe Endler Tavares do Nascimento – Medalha de Bronze na categoria Faixa Preta até 81 Kg;
Outros rondonenses obtiveram um bom desempenho, mas não conquistaram medalhas. Vários deles são atletas da categoria sub-18 e competiram no adulto visando sua preparação para os eventos futuros.
Também foi realizado no mesmo local o Seminário Estadual de Arbitragem, ministrado pelos professores José Pereira da Silva, gestor nacional de arbitragem e Jeferson Vieira, coordenador nacional de arbitragem, ambos do Rio de Janeiro. Vários professores e atletas rondonenses participaram do seminário, que teve como objetivo principal a atualização em relação às novas regras para o ciclo olímpico Tóquio 2020.
Paralelamente ao Campeonato Paranaense, foram realizadas as avaliações teóricas e práticas do exame estadual de arbitragem. Dois rondonenses obtiveram um ótimo desempenho:
- Felipe Endler Tavares do Nascimento – Aprovado para Árbitro Estadual B;
- Gabriel Rabaiolli Hobold – Aprovado para Árbitro Estadual C.
O próximo compromisso da equipe é a seletiva paranaense para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Laranjeiras do Sul no dia 18 de março.
O Judô de Marechal Rondon recebe o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, do Curso de Educação Física – Bacharelado da UNIOESTE e do Colégio Luterano Rui Barbosa.
assessoria prefeitura de Marechal Rondon
fotos: divulgação