O prazo para o São José (SP) confirmar sua participação na Liga Nacional Futsal 2017 expirou nesta terça (14), e a resposta foi negativa. Sem acordo entre prefeitura e patrocinador máster, a equipe do interior paulista fez o pedido de licença de sua vaga até o ano de 2018, ano onde poderá voltar a atuar no campeonato, já que detém os direitos da franquia vitalícia.
Com a ausência do São José e a confirmação do Foz Cataratas, que disputará a edição deste ano da principal competição nacional como convidado, a LNF 2017 terá 19 equipes, mesmo número da edição passada. São quatro novidades: Foz Cataratas e Pato Futsal, ambos do Paraná, Joaçaba (SC) e Flores da Cunha (RS), que entram nas vagas deixadas por Cascavel, Umuarama, ALAF (RS) e São José (SP).
Com cinco representantes, o Paraná fica atrás apenas de Santa Catarina, que tem seis, como o estado com maior número de times. Em seguida vem Rio Grande do Sul (4), São Paulo (3) e Minas Gerais (1).
A fórmula de disputa será praticamente a mesma de 2016, com os 19 se enfrentando em turno único na 1ª fase, avançando os 16 primeiros para as oitavas-de-final. Desta vez, porém, a equipe com melhor campanha terá a vantagem do empate na prorrogação caso seja necessário, e não mais disputa por pênaltis.
A abertura da Liga 2017 deve acontecer no dia 31 de março. À princípio, a Copagril/ Sempre Vida/ Sicredi vai até Sorocaba (SP) encarar o Magnus Futsal, de Falcão e cia, na estreia.
Confira os 19 times que vão disputar o título da Liga Nacional 2017:
Copagril Sempre Vida/ Sicredi (PR)
Foz Cataratas (PR)
Cresol/ Marreco Futsal/ Francisco Beltrão (PR)
Pato Branco Futsal (PR)
CAD/ Guarapuava (PR)
Carlos Barbosa (RS)
Atlântico/ Erechim (RS)
Flores da Cunha Futsal (RS)
Assoeva/ Venâncio Aires (RS)
Jaraguá Futsal (SC)
Associação Desportiva de Futsal Tubaronense (SC)
Joaçaba Futsal (SC)
Joinville Esporte Clube (SC)
Intelli Futsal (SP)
Magnus Futsal/ Sorocaba (SP)
ACF Concórdia Futsal (SC)
Floripa Futsal (SC)
Corinthians (SP)
Minas Tênis Clube (MG)