Em vez de rampas, máquinas. Esse foi o cenário que os integrantes da Associação Rondonense de Bicicross (ARB) encontraram nesta quinta-feira (03), na pista localizada ao lado do Colégio Eron Domingues, em Marechal Rondon. Sem que fossem avisados, eles foram surpreendidos com o desmanche completo do local que serviu para treinos e competições nos últimos anos, sendo reconhecido como um dos principais palcos da modalidade em todo o Paraná.
De acordo com o secretário de Esportes Roberto Braatz, nem ele sabia de antemão que a desativação do terreno onde está instalada pista, cedido há praticamente quatro anos pelo Executivo Municipal para que seja construído o prédio do Fórum da Comarca de Marechal Cândido Rondon, aconteceria nesta data.
E foi justamente o fato de não construir outra pista antes de desativar a atual que lamentaram os integrantes da ARB. “Sou dirigente, piloto e pai de piloto da equipe de bicicross de Marechal Rondon. Hoje pela manhã fomos surpreendidos por uma péssima notícia, nossa pista onde passamos dias e dias treinando, competindo e fazendo manutenções com enxada e pá, foi desmanchada por máquinas e tratores. Uma praça de recreação para crianças, adolescentes e adultos, local este que já recebeu várias competições importantes, revelou inúmeros campeões, ajudou muitas crianças a se formarem adultos competentes e dignos, agora não existe mais. Hoje é o dia mais triste para o nosso bicicross”, desabafou Julio Schroeder, coordenador esportivo da ARB.
Segundo Roberto Braatz, apesar de no momento não haver um local para treinos e competições, já existe uma área, localizada nas proximidades do Colégio Frentino Sackser, para a instalação da nova estrutura. Mas para esse ano, ele antecipa, dificilmente ela ficará pronta. Diante disso, como Marechal Rondon ainda figura no calendário de competições da Federação Paranaense de Bicicross em 2015, existe a possibilidade de ser construída uma pista provisória no distrito de Porto Mendes, que seria sede de uma das etapas da Copa Paraná.