A Itaipu dispõe de uma Estação de Aquicultura na margem paraguaia do reservatório, na qual são desenvolvidos programas e ações voltadas ao campo da piscicultura.
Destacam-se a ampliação da capacidade produtiva, o melhoramento da infra-estrutura existente e o desenvolvimento de programas de pesquisa que permitam a reprodução em cativeiro de espécies nativas.
Com superfície de 16 mil m², a Estação de Aquicultura inclui tanques de alevinos. A produção é destinada a programas de repovoamento.
Nos últimos três anos, foram produzidos mais de 2 milhões de alevinos e soltos no Lago de Itaipu. O trabalho já é desenvolvido há cerca de 25 anos.
O biólogo da Itaipu Binacional, Vilmar Bolzon, esteve recentemente na prefeitura rondonense para informar que neste domingo, dia 29, durante a 18ª Prova Aberta de Pesca da Corvina, em Porto Mendes, a Itaipu estará realizando a soltura de 8 mil alevinos das espécies pacu, curimba, piapara e bagre nativo. A ação está marcada para acontecer às 11h, próximo ao atracadouro.
Sobre o evento de Pesca da Corvina, promovido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com o apoio do Clube Sempre Verde, Itaipu Binacional, Clube Amigos da Pesca e empresas de Marechal Rondon, as inscrições continuam abertas. Podem ser feitas pelo site www.turismorondon.com.br, ao valor de R$ 400,00.
Para aqueles que não tem acesso a internet, ou necessitarem de ajuda para fazer a inscrição, podem procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, na prefeitura, ou ainda nas empresas Yamaha Moto Náutica ou Esportiva Caça e Pesca, locais onde está disponível um computador e uma pessoa para fazer as inscrições. As primeiras 300 inscrições terão direito a um kit pescador.
Centenas de pescadores já confirmaram presença. Um dos principais atrativos será a premiação, que somará mais de R$ 70 mil em prêmios, entre eles cinco barcos de alumínio, quatro motores 15 HP, uma carreta para barco, kit de pesca, caixas de pesca, além de brindes e troféus.
Nesta edição haverá o sorteio de um barco para as equipes que participarem de, no mínimo, duas horas de pesca. Outro diferencial vai ser o café da manhã, que será servido na forma de kits que poderão ser levados na pescaria. Outra novidade é o oferecimento de um almoço para as equipes participantes a base de Boi no Rolete, algo inédito nos torneios de pesca na região.
assessoria prefeitura de Marechal Rondon