Há pouco mais de 20 dias, o professor de Educação Física Cristiano Metzner, o Suko, era nomeado pelo prefeito Marcio Rauber para sua primeira função na vida pública: secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon.
Passadas três semanas desde que assumiu o cargo, Suko conversou nesta quarta-feira (25) com o site Olhonabola e explicou sobre seus primeiros dias de trabalho como secretário, as atividades que serão desenvolvidas nas próximas semanas, como o Projeto Mais Verão, o início do planejamento para organizar o Municipal de Futebol, a reforma da quadra do ginásio Ney Braga, dentre outros assuntos. Confira o que disse o secretário:
Primeiras semanas
“Nesse início de trabalho estamos lidando bastante com a parte burocrática como um todo, já que fazemos parte de um governo de transição e estamos nos inteirando das questões referentes à secretaria. Temos dado atenção especial às parcerias e convênios que a secretaria tem, conversando com dirigentes das instituições para dar prosseguimento aos trabalhos”.
Mais Verão e Dança Marechal
“Já estamos programando algumas coisas que iremos desenvolver. Um dos primeiros eventos do calendário é a realização do Projeto Mais Verão, em parceria com a Itaipu, que neste ano acontecerá em Porto Mendes, nos dias 11 e 12 de fevereiro, e terá como principal atração o vôlei de praia, além de outras atividades recreativas, como stand-up paddle, com 12 pranchas, bike tour, com 10 bicicletas à disposição da população para fazer trilha, o slackline, entre outras atividades que a equipe da secretaria de Esportes e Lazer irá desenvolver.
Antes disso, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, haverá um evento no Lago Municipal organizado pela SMEL em parceria com o Sesc, no qual vamos lançar uma proposta diferente para a população, que é o Dança Marechal, cuja ideia é reunir aquelas pessoas que já vinham desenvolvendo aulas de ginástica nos diversos polos da cidade e qualquer pessoa que queira participar do evento”.
Municipais
“Temos muitas competições que geralmente iniciam em fevereiro e março. Já estamos conversando com o pessoal da Liga Rondonense sobre a realização do Campeonato Municipal de Futebol Amador, que é tradicional em nossa cidade e tem que continuar. A ideia é manter o que vinha dando certo e se possível tentar melhorar algumas questões. Nos próximos dias certamente teremos mais detalhes sobre a competição. Com relação às outras modalidades também vamos conversar com os dirigentes para aos poucos organizar o calendário de cada uma delas”.
Quadro da SMEL
“Toda equipe precisa ser formada. Hoje temos alguns funcionários que são efetivados, alguns com cargos de comissão e outros que trabalham através de convênios com algumas entidades, e em cima disso formamos nossa equipe de trabalho. Não podemos dar um passo maior que a perna, precisamos trabalhar com cautela em relação aos profissionais, estudar cada caso para contemplar o maior número de modalidades possíveis e consequentemente a população tanto da sede como dos nossos distritos”.
Jogos Oficiais
“Essa questão é antiga: o que os atletas e dirigentes da nossa cidade querem e almejam em relação às disputas dos Jogos Oficiais? Temos um certo potencial no município, mas se quisermos ir mais longe nas competições talvez seja preciso trazer atletas de fora. O primeiro passo é trabalhar com o que temos dentro do município, melhorar as modalidades e treinamentos para que possamos formatar equipes para poder participar. Conversando com dirigentes e técnicos vimos que têm muita gente com vontade de participar. Aí vêm as parcerias com as instituições para que possamos contemplar todo mundo, seja focando primeiramente a participação, ou se a gente quiser um resultado melhor ver a necessidade ou não de reforçar as equipes com atletas de fora”.
Piso do Ney Braga
“Estamos com essa situação do piso do ginásio Ney Braga. Inicialmente as atividades estão interrompidas. Estamos formando uma comissão com técnicos e engenheiros que farão uma auditoria e dar um parecer oficial em relação ao seu estado. Depois disso iremos tomar as atitudes necessárias sobre o que deve ser feito. No momento não posso adiantar muitos detalhes sobre a troca do piso, pois estamos analisando o que efetivamente será feito, mas algo precisa ser realizado devido às condições da quadra. Peço para aguardar o parecer dessa comissão para depois dar mais detalhes sobre o procedimento. Espero que até a próxima semana já tenhamos esse parecer para dar prosseguimento de urgência sobre o que faremos em relação ao piso do nosso ginásio”.