“Menino novo lá do Paraná, jovem, ambicioso, querendo trabalhar, querendo informação nova. É isso que precisamos”. Estas foram as palavras que PC de Oliveira dispensou ao fisioterapeuta da Copagril/ Sempre Vida/ Sicredi Tiago Duarte, durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (05), no Rio de Janeiro, quando o novo técnico da seleção brasileira anunciou os integrantes da comissão técnica e fez a primeira convocação.
Com 27 anos e há cinco trabalhando no time rondonense, Tiago Duarte teve a oportunidade de trabalhar com um dos mais renomados técnicos do futsal mundial durante um semestre de 2014, período em que PC de Oliveira esteve no comando do time rondonense. Apesar dos resultados dentro de quadra não aparecerem para a Copagril, para Tiago a experiência foi fundamental para adquirir a confiança de PC.
Em conversa com o Olhonabola, Tiago Duarte, que embarca no dia 23 de janeiro com a seleção para um período de treinamentos na Espanha, onde o Brasil fará um amistoso contra um selecionado da Catalunha, falou sobre a já esperada convocação, a realização de um sonho profissional e como fará para conciliar seu trabalho na Copagril e na seleção.
Confira:
Expectativa pela convocação
“Já imaginava que pudesse ser convocado. Em setembro, quando a houve a possibilidade do PC voltar à seleção, ele me ligou dizendo que, se assumisse em janeiro, queria contar comigo para ser o fisioterapeuta da seleção. Depois do Mundial na Colômbia já começou a se programar o novo ciclo, e com a chance de assumir a seleção, o PC já começou a montar a comissão técnica, então os membros já estavam praticamente definidos”.
Copagril e Seleção Brasileira
“À princípio manterei as duas funções. Já tenho combinado mais um ao de trabalho na Copagril, então não quero deixar a equipe na mão. Vou tentar exercer as duas funções até onde eu conseguir. Assim que perceber que a seleção está dificultando quanto às convocações e atrapalhando meu trabalho na Copagril, daí terei que me afastar, mas nesse primeiro ano quero tentar manter as duas funções. Provavelmente terei um auxiliar comigo, talvez alguém de Marechal, mas isso ainda não foi discutido com a diretoria, mas minha intenção é essa, ter um auxiliar para me cobrir enquanto eu estiver na seleção, mas não quero me desfazer do meu trabalho na Copagril nesse momento.”
Sonho profissional
“É o reconhecimento, o sonho de qualquer profissional é chegar no auge, que é a seleção brasileira. Fazer parte de um ciclo mundial ou olímpico são os objetivos de cada profissional, e comigo não é diferente. Estou muito feliz, orgulhoso do meu trabalho na Copagril, onde pude aparecer para o Brasil inteiro e chegar na seleção. Tenho certeza que o desejo de todo fisioterapeuta que trabalha na área desportiva é um dia chegar na seleção brasileira e graças a Deus consegui conquistar isso”.
Gratidão
“Agradeço muito a Copagril por sempre me proporcionar a estrutura para realizar minha função e não medir esforços para conseguir todas as coisas que preciso. Se sou reconhecido hoje é porque a Copagril me oferece a estrutura ideal para poder trabalhar. E acima de tudo quero agradecer ao PC, a quem devo tudo. Nos seis, sete meses em que trabalhamos juntos e gente conseguiu desenvolver um trabalho com uma comissão técnica fechada, unida, onde ele depositou uma confiança em mim e que agora me levou além da Copagril, e não apenas no tempo em que trabalhamos juntos”.
Confira a lista de convocados por PC de Oliveira para o período de treinamentos na Espanha:
Goleiros: Tiago (Sorocaba), Léo (Joaçaba)
Fixo: Neto (Kairat Almaty-CAZ) e Rafael Rato (InterMovistar-ESP)
Alas: Marcênio (Gazprom-Ugra-RUS), Matteus (El Pozo Murcia-ESP), Dyego (Barcelona-ESP), Daniel Japonês (InterMovistar-ESP), Gadeia (InterMovistar-ESP)
Pivôs: Humberto (InterMovistar-ESP), Fernandinho (FC Dynamo-RUS), Pito (El Pozo Murcia-ESP), Bruno Taffy (Inter Movistar-ESP), Dieguinho (Sporting Lisboa-POR)