Competindo em casa, as equipes da Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas (ATACAR), garantiram quatro vice-campeonatos no Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeiras de Rodas. A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira (26) no Ginásio de Esportes Alcides Pan e as disputas seguiram até o domingo (29). A competição foi organizada pela ATACAR com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
As equipes toledanas, segundo o técnico Anderson Cândido, tiveram um bom nível técnico e deixaram escapar o título por detalhes. “Vamos trabalhar para corrigir estas pequenas falhas e buscar os títulos na Copa Brasil de Handebol em Cadeiras de Rodas, que acontece no segundo semestre, em Criciúma, Santa Catarina”, disse. Toledo teve ainda o atleta Luiz Schumann como destaque da final e Lucas Santos como artilheiro do HCR4A e do HCR7.
Na cerimônia de abertura da competição o secretário de Esportes e Lazer, Franz Menegasso, reafirmou o compromisso da Prefeitura de Toledo como o esporte e o lazer. Franz destacou o Setor do Paradesporto da SMEL como referência em prol do esporte como inclusão e disse que o município pretende se tornar uma referência paralímpica. “Já temos trabalhos muito adiantados com o handebol, uma modalidade que nasceu aqui, na Unipar, e com o badminton, inclusive com participação em competições internacionais”.
Franz disse que o handebol e o badminton são desenvolvidos por entidades com o apoio da SMEL. Além das duas modalidades, a SMEL já possui trabalhos com o judô, a bocha, o atletismo, xadrez e a canoagem para pessoas com deficiência.
Classificação final
HCR4 feminino
1º Campinas/SP
2º Atacar/Toledo
HCR4B masculino
1º Cascavel
2º Atacar/Toledo
3º Rio de Janeiro
HCR4A masculino
1º Cascavel
2º Atacar/Toledo
3º Rio de Janeiro
HCR7
1º Cascavel
2º Atacar/Toledo
3º Rio de Janeiro
assessoria prefeitura de Toledo