O dia 29 de setembro de 2016 ficará marcado com uma data especial para o esporte rondonense. Com a presença de muitos torcedores no ginásio Ney Braga, que vieram de várias cidades da região, BRB/ Brasília Vôlei (DF) e Rio do Sul/ Equibrasil (SC) disputaram o Desafio Sicoob de Voleibol, primeiro da série de três amistosos que as equipes farão como parte da preparação para a temporada 2016/ 2017 da Superliga de Voleibol Feminino. Sexta (30) e sábado (01) os jogos aconteceram no ginásio Ciro Nardi, em Cascavel.
Fazendo valer a maior experiência das atletas e demonstrando uma superioridade técnica em grande parte do confronto, as brasilienses venceram por 3 sets a 0, em 1h e 37 minutos de jogo.
No primeiro set o time comandado pelo técnico Anderson Rodrigues, campeão olímpico em 2004, atropelou as catarinenses, vencendo facilmente por 25 a 12, com destaque para a atacante Amanda, que emendou uma excelente sequência de saques no final do set para colocar o BRB em vantagem.
Na volta para o segundo período o jovem time do técnico Fernando Bonatto voltou com outra postura e liderou o placar por muito tempo, chegando a abrir uma diferença de 20 a 16. Mas aí apareceu a principal estrela da noite, Paula Pequeno, bicampeã olímpica em 2008 e 2012, que foi para o serviço e ajudou muito sua equipe a enfileirar seis pontos seguidos e virar o placar. No fim o Rio do Sul tentou reagir, mas Brasília acabou fechando em 27 a 25.
Na terceira parcial o Rio do Sul outra vez começou na frente e deu a impressão que levaria o Desafio Sicoob para o quart set, mas o BRB/ Brasília novamente mostrou grande poder de reação e com o placar de 25 a 22 fechou a partida em 3 a 0.
Ao final do jogo, centenas de crianças entraram na quadra para tirar fotos com as jogadoras das duas equipes. Paula Pequeno, claro, era a mais assediada pelos fãs.
Opinião
Ao final do Desafio, os treinadores falaram sobre a partida e a interação com o público rondonense e da região. “Foi um espetáculo legal, um jogo sadio, bem bacana. Estamos preparando a equipe para o início da Superliga, e acho que temos muito a crescer em todos os quesitos. O Rio do Sul também está de parabéns, está se encontrando em quadra, já que estes são os primeiros amistosos. A interação do público de Marechal Rondon com o jogo foi maravilhosa, temos que saudar e agradecer aos torcedores que compareceram ao evento”, observou Anderson Rodrigues, do Brasília.
“Logicamente esses amistosos visam preparar o time para a Superliga, o objetivo é começar a dar uma cara para a equipe. Mudaram muitas peças em relação ao ano passado, cada atleta veio de um lugar, então temos que ter paciência. Mas o mais importante hoje foi o público acompanhar um grande jogo de voleibol, acho que a região merece esse tipo de espetáculo, e esse foi o principal objetivo”, avaliou Fernando Bonatto, do Rio do Sul.
Ficha técnica:
BRB/ Brasília Vôlei (DF) 3 x 0 Rio do Sul/ Equibrasil (SC) - Parciais: 25/12 – 27/25 e 25/22
Local e data: ginásio Ney Braga – 29/09/2016
Arbitragem: Kleyson Cinden, Rui Antonio Cocco, Alessandro Lara, Paulo Peres e Ivana Cocco
Brasília: Roberta, Macris, Paula Pequeno, Vivian, Andrea, Amanda e Silvana (líbero); Lari, Michelle, Ana Guth, Letícia, Marry e Fernanda. Técnico: Anderson Rodrigues
Rio do Sul: Carol Leite, Sonaly, Camila, Natiele, Naiara, Jéssica e Tatiana (líbero); Francine, Aline, Franciele, Daniele, Kasi e Jú Paz. Técnico: Fernando Bonatto.
O Desafio Sicoob de Voleibol foi uma realização do Colégio Marin Luther, com patrocínio do Sicoob, Copagril e Jaclani Esportes, e apoio da Secretaria de Esportes de Marechal Rondon e Rádio Difusora.