Os duelos das semifinais entre Sul e Sudeste colocaram as equipes do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro na final do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) juvenil feminino – Sub 17 - da primeira divisão, realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As equipes do Paraná e do Rio de Janeiro, que perderam nesta sexta-feira (10/04), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), vão brigar pela medalha de bronze.
No primeiro confronto da semifinal a formação defensiva da seleção do Rio Grande do Sul foi um dos fatores determinantes na vitória sobre a equipe do Paraná por 3 sets a 1 (25/21, 25/9, 19/25 e 26/24). Esta é a primeira vez na história que a equipe gaúcha chega a uma final do CBS na categoria juvenil.
As equipes reviveram o confronto da final de 2014 quando as gaúchas venceram as paranaenses na disputa do título na categoria infantojuvenil. “Mais da metade da equipe é 98 então somente quatro atletas 97 não estiveram naquela final que, assim como hoje, foi muito emocionante”, relembrou a levantadora gaúcha Vanessa Toledo, 16.
A segunda vaga da final foi conquistada pela seleção do Rio de Janeiro após protagonizar com a equipe de São Paulo uma partida digna de seleção adulta. O jogo foi decidido no tie-break (19/25, 25/18, 21/25, 25/21 e 15/10). As cariocas devolveram às paulistas a derrota que sofreram no ano passado na final do campeonato.
A partida, muito equilibrada, não teve alternância entre os níveis das equipes, mas as cariocas tiveram um diferencial: a torcida dos familiares. “Foi muito bom poder contar com a presença e apoio de toda a torcida, especialmente dos meus pais nesse meu primeiro brasileiro”, disse a oposta carioca Júlia Azevedo, 17.
O Campeonato Brasileiro de Seleções tem todos os jogos transmitidos pela CBVTV. Para acompanhar as partidas acesse a página do CBS: cbs.cbv.com.br
Disputa de 1º e 3º lugares
– Paraná x São Paulo, às 13h
– Rio Grande do Sul x Rio de Janeiro, às 15h
CBV