Terminou neste final de semana (24 26/06), com a disputa da 2ª etapa na cidade de Palotina, a Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Seis equipes de Marechal Cândido Rondon estiveram na luta para conseguir a vaga na Fase Final da Divisão B dos JAPs, que vai acontecer em Apucarana entre os dias 26 de agosto a 01 de setembro, e duas delas conseguiram.
No futebol, Marechal Rondon derrotou Santa Helena, por 4 a 2, de virada, no Estádio João Bertolozzo, e ficou com o título. Santa Helena começou muito bem na partida e aos 9 minutos o zagueiro Vonei abriu o placar. O atacante Gabriel Mateus levantou a bola na área e o defensor desviou de cabeça. Ao marcar o gol, a equipe comandada por Pedro Mateus se perdeu em campo e aos 21 minutos houve o empate. A bola foi lançada nas costas da zaga, encontrando o atacante de Marechal que bateu cruzado. O goleiro Pietro defendeu e rebateu, na sobra, Carlinhos igualou o marcador, 1 a 1.
A partir do gol de empate a qualidade do jogo caiu e o duelo ficou morno, agitando somente na reta final da etapa inicial. Com dois gols seguidos, Marechal virou e ampliou. Aos 42 minutos, Jandrei recebeu na entrada da área, girou o zagueiro de Santa Helena e soltou uma bomba no ângulo, 2 a 1. O terceiro gol saiu de um erro de lateral. Leandro cobrou o arremesso para o zagueiro Pedro Henrique. O atacante Maicon Krein foi mais esperto e roubou a bola, saindo cara a cara com o goleiro santa-helenense e não perdoou: 3 a 1 e fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa Santa Helena foi com tudo para cima para conseguir buscar o empate. A equipe apostava bastante na bola aérea, mas a defesa de Marechal era quase que perfeita. De tanto pressionar, o placar foi diminuído. O goleiro Vinicius cometeu pênalti em cima de Claudinei. Gabriel cobrou bem e marcou, 3 a 2. Os santa-helenenses foram para o desespero, mas não conseguiam marcar. Nos acréscimos veio o golpe fatal. Em uma falta na entrada da área, Pedro Henrique cobrou com perfeição e decretou a vitória e o título da equipe comandada por Rubens Durks: 4 a 2 e Marechal campeão. Na terceira colocação ficou Mercedes que superou Assis na disputa pelo bronze por 1 a 0.
Bocha
Quem também se garantiu na Fase Final da Divisão B foi a bocha, que ficou com o vice-campeonato ser derrotado na decisão por Toledo por 2 a 1. No trio Toledo venceu por 12 a 11. Nas duplas Marechal deu o troco, vencendo por 12 a 10. No individual, Marechal estava a uma bocha do título, 11 a 6, e acabou sofrendo uma virada, e perdeu por 12 a 11.
O caminho rondonense até a final passou por vitórias sobre Entre Rios do Oeste e Foz do Iguaçu, nas quartas-de-final e semifinal, respectivamente.
Prata
Outra equipe de Marechal Rondon que conquistou a medalha, mas não irá para a Fase Final, foi o handebol masculino, superado por São Miguel do Iguaçu na decisão por 26 a 24. Após estar vencendo por cinco gols, os comandados do técnico Rodrigo "Nonucho" acabaram sofrendo uma virada, e perderam por apenas dois gols. Quem ficou com o bronze foi Toledo que ganhou de Assis Chateaubriand por 17 a 15. Na semifinal, os rondonenses haviam vencido Assis por 29 a 23.
Bronzes
Outras duas equipes de Marechal Rondon ficaram com a medalha de bronze em Palotina: o bolão masculino, que venceu Missal na disputa pela 3º lugar por 1392 a 1365, e o basquete masculino, que disputou o Grupo Único com Foz do Iguaçu (ouro), Palotina (prata) e Assis (4º lugar). O time comandado pela técnica Adriana Franzmann venceu o duelo contra Assis por 46 a 28, mas acabou derrotado por Palotina (46 a 41) e Foz (62 a 39).
O outro time de Marechal Rondon que disputou a 2ª etapa em Palotina foi o voleibol masculino, que terminou na 4ª posição após perder a semifinal para São José das Palmeiras e a disputa pelo bronze para São Miguel do Iguaçu, ambas por 2 sets a 0.
Colaboração e fotos: Marcos Langaro/ COM/JAPS 2016