Cada etapa da nossa vida é marcada por momentos distintos. Ora tristezas, desalentos, ora por alegrias. Todos estes momentos especiais têm um propósito já estabelecido que servem como estímulo, elemento diferencial que fortalece nossos sonhos e objetivos sejam eles pessoais ou profissionais .
Com 26 anos vivendo o basquete intensamente, recebo oficialmente da Federação Paranaense de Basquetebol (FPRB) o convite para contribuir com o desenvolvimento de uma promissora geração do basquetebol do nosso estado. A Seleção Paranaense sub-13 é uma proposta diferenciada e inovadora de preparar e monitorar atletas em formação como futuros potenciais dentro da modalidade. Esta proposta vem fortalecendo e estimulando a base do Basquetebol no Estado e servindo como referência para outros estados da União.
Há pouco tempo atrás, exatamente há 18 anos, recebi minha primeira convocação para comandar uma seleção estadual, na época Sub-15. Fiquei eufórico, deslumbrado, realmente realizado, pois todos que me conhecem entendem o que o Basquetebol significa na minha vida. Hoje, posso afirmar que sinto a mesma euforia, mesmo já tendo comandado 12 Seleções Estaduais em todas as categorias, do sub-15 a sub-19, e agora nesta 13ª convocação o desafio em uma categoria de muita responsabilidade, pois além ensinar a entender o basquete, cabe o compromisso de transmitir conceitos que sejam compreendidos na sua trajetória evolutiva, seja no clube, escola ou seleções futuras.
Pouco mais de dois anos se passaram, quando um momento delicado em minha vida profissional me fez rever diversos conceitos de forma geral, e assim estabelecer objetivos concretos para um recomeço. A palavra é Forte, pois recomeçar do “zero” tem um peso, porem a criação de um Projeto Esportivo Social, foi a diretriz escolhida como base. Decidi provar a mim mesmo, o que sou capaz de fazer ensinando basquete. Hoje sinto orgulho destes mais de 100 alunos que compartilham essa alegria. Eles são meu “Foco” de trabalho, minha diversão, minhas pequenas dores de cabeça, mas principalmente minha força para entrar em quadra todos os dias, com uma vontade especial em ensinar e querer cada vez mais a cada dia.
Creio que este momento ímpar deve ser compartilhado com todos que entendem meu compromisso como o Basquete. Agradeço a Deus pela força, a minha família por ser a base de sustentação e estrutura de vida, ao Colégio Estadual Frentino Sackser, local sede do Projeto Crescendo com o Basquete, e finalmente a Federação Paranaense de Basquetebol pelo respeito, reconhecimento e acreditar na experiência.
Marcelo Goes