A Primeira Liga (que reúne clubes de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) definiu na sexta-feira (15) o terceiro e último membro da sua comissão de arbitragem. Será o ex-assistente Roberto Braatz, que atuou na Copa do Mundo de 2010 e atualmente é secretário de Esportes de Marechal Rondon. O nome foi indicado pelo Bom Senso FC, movimento que busca mudanças no futebol nacional. A comissão conta ainda com a participação dos ex-árbitros Marco Antonio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), e Sálvio Spínola, que durante sua carreira foi credenciado pela Fifa e foi indicado pelos clubes.
“A comissão de arbitragem da Primeira Liga terá a responsabilidade de conduzir o processo de sorteio dos árbitros assim como a avaliação técnica da atuação destes, entre outras atribuições, tendo total autonomia para gerir estes procedimentos. A Liga deseja iniciar um processo construtivo de diálogo, de longo prazo, visando aprimorar a qualidade dos árbitros locais”, explicou o diretor jurídico, Eduardo Carlezzo.
Sem apoio das federações do Rio de Janeiro e do Paraná, a Liga usará árbitros das federações do RS, SC e MG, podendo ainda contar, conforme a necessidade, com árbitros de outras federações.
“Tivemos a preocupação em estabelecer um processo de indicação plural, envolvendo os clubes, atletas e árbitros”, concluiu Carlezzo.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc