Autoridades, patrocinadores, organizadores, dirigentes, atletas e convidados estarão nesta quarta-feira (15/04), nas dependências do Café Colonial, para o jantar de lançamento oficial do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2015 - Copa Sicredi/ Cercar/ Prefeitura de Marechal Rondon, competição que tem ainda o apoio da Dankel e Jaclani Esportes.
No encontro, o Secretário de Esporte e Lazer, Roberto Braatz, e o presidente da Liga Rondonense de Esportes, Marilton Barcé, irão explicar em detalhes as questões que envolvem o Municipal 2015, que terá a participação de 13 equipes, divididas na 1ª fase em duas chaves, uma de seis e outra com sete agremiações.
À princípio, a 1ª rodada começa nesta sexta-feira (17/04), com dois jogos no estádio Valdir Schneider, entre Clube Lira e Jardim Barcelona, às 18h30, e Corinthians de Margarida e Jardim Santo Amaro, às 20h30, ambos válidos pelo Grupo B.
No mesmo dia, porém, a Copagril recebe o Atlântico de Erechim no ginásio Ney Braga pela Liga Nacional de Futsal. Desta maneira os dirigentes deverão confirmar durante o jantar se irão manter a programação inicial da Copa Sicredi.
Confira os grupamentos e duelos das três primeiras rodadas:
Olhonabola
Confraternização
Conforme o secretário municipal de Esportes, Roberto Braatz, o evento de lançamento será um momento festivo que visa reunir os envolvidos com a competição para uma confraternização. “O campeonato é muito importante no sentido de promover um resgate da tradição que Marechal Cândido Rondon tinha em relação ao futebol amador e que vem sendo mantida nos últimos anos, graças ao interesse e vontade dos dirigentes das equipes e patrocinadores”, enaltece.
A competição ainda possui uma relevância social, aponta Braatz. “O evento proporciona lazer e descontração, tanto para os atletas como para o público em geral, já que muitas pessoas irão passear com suas famílias e assistir às partidas”, menciona.
O acesso às praças esportivas pelo público será livre, não havendo cobrança de ingressos. A intenção é estimular a presença de familiares e amigos dos atletas, assim como do público em geral.
As disputas serão arbitradas por pessoas qualificadas para atuar em campo, com árbitros federados e comprometidos, salienta o secretário, o que confere seriedade à Copa Sicredi/Cercar/Prefeitura de Marechal Rondon.
Neste ano, a Secretaria de Esportes adotou o sistema de que cada equipe deve ter inscritos dois atletas acima de 35 anos, e dois atletas com menos de 18 anos. A intenção é promover equilíbrio entre os times, assim como abrir oportunidade para experientes e novos jogadores. “A partir desta iniciativa podemos descobrir novos talentos do futebol, que poderão representar o município em competições futuras”, ressalta Braatz.
Integração
De acordo com o presidente da Liga, Marilton Barcé, o objetivo do Campeonato Municipal de Futebol Amador é estimular a prática do esporte e promover a integração entre atletas. “O evento é importante por ser uma oportunidade para os atletas se integrarem, favorece o associativismo, a disciplina e fortalece a comunidade”, enfatiza.
Segundo Barcé, as expectativas para a competição são as melhores, tendo em vista a dimensão do evento e o amplo envolvimento de atletas e familiares. “Este é o terceiro ano em que promovemos um campeonato neste nível, com grande quantidade de equipes. Observamos que as decisões das competições têm sido cada vez mais acirradas entre as esquipes, sinal de que elas levam a competição a sério e se organizam da melhor forma possível para as disputas. Portanto, as partidas prometem ser muito boas, com futebol de alta qualidade”, conclui o dirigente da Liga.
Carina Ribeiro