Terminou na sexta-feira (25), na cidade de Apucarana, a disputa da Fase Final da categoria Ados Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Marechal Rondon chegou no último de competições com chances de conquistar dois títulos em modalidades coletivas, mas teve que se contentar com a prata.
No voleibol feminino, o Martin Luther parou no Regina Mundi, de Maringá, referência do voleibol de base no estado.
Na final, disputada no ginásio do Colégio Mater Dei, as meninas comandadas pelo treinador Dema não deram chances para as rondonenses e fecharam o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/18 e 25/18 em 1h30 de jogo. O Colégio Regina Mundi encerrou a competição sem perder um set sequer em todos os jogos que disputou e fez uma das melhores campanhas da história nos 62 anos dos JEPs.
Apesar dos bons ataques no meio de rede e da aplicação da equipe comandada pelo técnico Miro dos Santos na defesa, o poder de finalização de Maringá fez a diferença na final. As ponteiras Beatriz e Amanda Braga jogaram o fino da bola em todos os jogos que atuaram, sobretudo na partida decisiva, auxiliadas pela ótima atuação da levantadora Vanessa. Toda a equipe de Maringá mostrou aplicação durante o campeonato e sai de Apucarana merecedora do ouro e da vaga para representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude do COB, entre 12 e 21 de novembro, em Londrina.
Na decisão do basquete masculino, foi o Colégio Rui Barbosa quem parou diante do Colégio Dom Bosco, de Curitiba. Vice-campeão em 2014, os curitibanos derrotaram seu maior rival nas quadras e se tornaram os mais novos campeões dos Jogos Escolares do Paraná.
Conhecidos dentro e fora das quadras, Dom Bosco e Rui Barbosa fizeram uma partida com belas jogadas e arremessos certeiros. Nessa final, não havia favorito, por se tratar de duas equipes de alto nível e com jogadores de seleção paranaense. Dom Bosco levava vantagem nos números de vitórias, porém, não entraram em quadra como favoritos, tudo poderia acontecer. Nessa edição dos JEPs, essas duas equipes já se cruzaram na segunda fase, vitória do Colégio Dom Bosco, por 75 a 66, mas isso não abalou nem os jogadores, nem a torcida, que compareceu para apoiar o time.
No primeiro período o Dom Bosco venceu por 22 a 12 e precisava segurar essa vantagem. No segundo período foi a vez do Luterano diminuir a vantagem do adversário. O jogo ficou equilibrado no período seguinte e levantou a torcida e os atletas, que vibravam a cada ponto. No último período o Dom Bosco se acalmou e voltou planejar as jogadas. Garantindo assim o único título que faltava para esse grupo de jogadores, com placar de 59 a 46.
“Nós já tivemos todos os títulos que podíamos ter no Paraná, faltava esse para completar. Merecimento deles. Eles estudam muito, fazem inglês, se dedicam aos estudos, e aos treinos todo mérito deles!!”, disse a técnica Fabiola Vila da Silva, orgulhosa dos “seus meninos”.
O terceiro lugar ficou para o Colégio Regina Mundi, de Maringá, que venceu por 66 a 41 o Colégio Sagrada Família, também de Maringá.
Com informações: jogosescolares.pr.gov.br
Fotos: Thaís Fernanda Mendes (basquete) e Diego Pereira (vôlei)