Faville, Corinthians de Margarida, Botafogo, São Remo, AACC. Onde ele jogou, fez gol. Um dos principais jogadores do futebol amador rondonense nos últimos anos, André Freitas, o Mané, está prestes a completar uma marca importante em sua ‘carreira’ de atleta: 100 gols em campeonatos municipais e regionais desde 2010.
Hoje Mané defende a camisa da AACC, onde também atuou em 2013, mas foi pelo extinto time da Faville que ele mais balançou as redes. Nas temporadas 2010 e 2011, Mané foi o principal jogador do time bicampeão Municipal, marcando 44 gols nas duas campanhas. Nos mesmos anos, o artilheiro teve participação fundamental no bicampeonato Regional do Corinthians de Margarida, com 23 gols.
Uma das principais ‘contratações’, ao lado de seu parceiro Fabiano, para o ano do cinquentenário do Botafogo, em 2012 Mané marcou 10 gols pelo alvinegro, que acabou ficando pelo caminho na 2ª fase em uma eliminação dramática para o São Remo.
Em 2013, na primeira passagem pela AACC, Mané anotou 11 gols, e outra vez viu seu time eliminado pelo São Remo, que viria a ser campeão daquele ano, nas quartas-de-final.
No ano seguinte, curiosamente, Mané foi defender as cores do Tricolor da Linha Guará, e apesar de uma passagem polêmica, marcou 10 vezes e viu sua lista chegar perto da marca centenária.
Esse ano, às voltas com problemas físicos, Mané tem sido coadjuvante da AACC, mas o golaço marcado na semifinal contra o Santo Amaro, o primeiro no Municipal 2015, o deixou a apenas um gol do 100º.
Em entrevista para o site Olhonabola, Mané falou sobre a proximidade de alcançar a marca. “Acho isso algo interessante. A expectativa é muito boa, minha e principalmente do meu irmão, Gelson, que sempre me apoia e foi quem me incentivou a fazer a contagem, até por ser uma ótima média de gols”, comentou.
“Destes 99 gols, acho que o mais bonito foi pela Faville contra o Botafogo, na final do Municipal 2011, de fora da área, e o mais importante foi pelo Corinthians, na final do 2º Regional, também em 2011, de pênalti, na prorrogação”, lembrou. (reveja este gol na página inicial do site).
Perguntado se fazer 100 gols no futebol amador seria o mesmo que 300, ou 500, no futebol profissional, o jogador foi comedido. “Acho que 100 gols é uma ótima marca, com uma boa média. No nosso amador talvez não seja alcançada. Vou ficar em cima do muro. Não sei dizer, o que tem pra nós aqui é o amador”, respondeu.
Segundo ele, os times que mais ‘sofreram’ com seus gols foram Botafogo e AABB. Sobre os maiores companheiros que teve nestes anos e que o ajudaram com assistências, Mané citou quatro nomes. “Com certeza meu amigo Fabiano, o Diego (que joga ao seu lado na AACC), o Assolan e o Paulinho Giesel”, listou.
Questionado sobre como imagina ser seu 100º gol, Mané citou justamente seu último tento. “Acho que um chute de fora como no jogo passado seria legal. A comemoração vai ser a mesma, pois não será o último gol. Depois do centésimo, o objetivo será continuar jogando e ajudando na medida do possível as equipes que defendo”, comentou.
Sobre o futuro, Mané, que já defendeu vários times rondonenses, disse se ainda espera defender as cores de alguma agremiação. “Hoje estou em uma grande equipe, que é a AACC, onde trabalho também, e espero sempre estar à disposição deles, mas nunca se sabe. Acho que o time do Concórdia, que chegou agora no amador, seria uma boa, talvez para um próximo ano. Tenho amigos lá e quem sabe possa ajudá-los também. Mas nada de especial. Hoje em dia o mais importante é manter as amizades e sempre jogar junto na medida do possível", finalizou.
Confira os gols de Mané em cada temporada:
2010 e 2011: Corinthians de Margarida (23 gols) – bicampeão Regional
2010 e 2011: Faville (44 gols) – bicampeão Municipal
2012: Botafogo (10 gols)
2013: AACC (11 gols)
2014: São Remo (10 gols)
2015: AACC (1 gol)