Um público estimado em mais de 20 mil pessoas prestigiou o 1º Festival de Eco Turismo de Porto Mendes durante o final de semana que passou. Desde sexta-feira (15) até este domingo (17/11), foi intensa a movimentação no Parque de Lazer e Turismo para acompanhar as várias atrações apresentadas, na terra, no ar e na água.
Organizado através de uma parceria público-privada, envolvendo o município de Marechal Cândido Rondon, a Tropical Yamaha e a Acimacar, com o apoio do Governo do Estado, o Festival procurou concentrar num único local várias modalidades esportivas que são praticadas no município, através de grupos diversos. Entre as atrações estiveram apresentações de jipeiros, moto-trilheiros, Clube do Cavalo, Clube do Fusca, aeromodelismo, shows artísticos, bem como rapel, tirolesa, super jump, canoagem, futevôlei, handbeach, voos panorâmicos, cicloturismo e atividades de recreação para crianças.Também houve exposição de equipamentos do Batalhão de Fronteira e venda de artesanatos.
O ponto alto do evento foi ao meio dia deste domingo, quando, de forma inédita, foram servidos dois bois no rolete numa balsa transformada em restaurante flutuante, atracada no meio do Lago de Itaipu. Mais de 700 refeições foram servidas no local. Entre as autoridades que prestigiaram o almoço estiveram o prefeito Moacir Froehlich, o vice-prefeito Silvestre Cottica, o deputado estadual Ademir Bier e o deputado federal Zeca Dirceu.
Os organizadores, entre eles o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, o presidente da Acimacar, Josué Maioli e o presidente da CCO do Festival, Cláudio Koehler, avaliaram o evento de forma muito positiva, abrindo perspectivas para ser repetido nos próximos anos, inclusive acrescentando novos atrativos. O modelo, envolvendo grupos esportistas também foi considerado ideal, por permitir a demonstração simultânea de várias atrações, na terra, no ar e na água.
assessoria prefeitura de Marechal Rondon
Fotos: Ademir Herrmann