Cooperativismo: mais que princípios, uma filosofia de vida!
Ao nascer, uma cooperativa não tem outro objetivo a não ser promover, por meio da união das pessoas, uma força de ação capaz de solucionar os problemas existentes de forma eficiente, proporcionando a melhoria na qualidade de vida, além do crescimento econômico e social.
Tendo como diretrizes, valores como equidade, solidariedade, gestão compartilhada, valorização e priorização do capital humano, distribuição e sustentabilidade, o cooperativismo é muito mais que um negócio... é uma filosofia de vida, capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. No cooperativismo, encontramos um modelo alternativo, que combina produtividade e responsabilidade social e que busca uma sociedade próspera, mais justa e mais humana.
Foi seguindo essas diretrizes que, em 09 de agosto de 1970, nasceu a Cooperativa Agroindustrial Copagril. Mais de 40 anos se passaram e com o tempo, a pequena cooperativa de 29 associados se tornou uma gigante que, atualmente, está presente na vida de milhares de pessoas, não só como empresa que gera empregos, tributos, sustentabilidade e oportunidades em todos os municípios onde atua, mas também, como contribuinte ativa na melhoria da qualidade de vida de seus associados, familiares e da sociedade em geral.
No esporte, uma esperança...
A valorização humana, o investimento no desenvolvimento social e cultural são prioridades nas ações desenvolvidas pela Copagril.
De acordo com o diretor-presidente, Ricardo Silvio Chapla, a Copagril acredita que o esporte é uma forma eficiente de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, contribuindo para a evolução pessoal e profissional das pessoas. “Sabemos que o esporte é uma das ferramentas mais eficientes no auxílio à formação de caráter e direcionamento de conduta do ser humano. Acreditamos que assim podemos transmitir a verdadeira essência do cooperativismo e ajudar a formar bons cidadãos”, destaca.
Um dos principais projetos da cooperativa no âmbito social é desenvolvido através da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), onde são colocados em prática vários projetos relacionados ao esporte, incentivando crianças e adolescentes por meio das escolinhas de futsal, futebol de campo, dentre outras atividades sociais, culturais e esportivas.
As queridas Escolinhas!
As Escolinhas da AACC fazem parte de um projeto amplo, que incentiva a prática esportiva, oportunizando a crianças e adolescentes uma ocupação extra em seu cotidiano, utilizando o tempo com atividades que, além de tirá-los das ruas, proporciona benefícios à saúde.
Os professores à disposição do projeto são viabilizados com parcerias entre diversas empresas e a Copagril, que é a empresa “mãe” do projeto. O trabalho realizado nas escolinhas da AACC, onde atualmente participam cerca de 900 crianças, nas modalidades de futsal e futebol de campo, tem como principal objetivo estimular a criança a aprender a lidar com os obstáculos, dividir espaços, comportar-se diante de vitórias e derrotas, compartilhar e cooperar.
Dentre as diversas formas de educação, também se trabalha a questão de autodisciplina, a educação através do esporte e cidadania.
Durante os mais de 25 anos de existência das Escolinhas da AACC, uma pessoa que é peça chave no desenvolvimento do projeto, é o professor Karl Schmidt, que faz parte das escolinhas desde o seu início, nos anos 80. Karl é conhecido em toda a região pelo excelente trabalho que realiza, sendo que, por ele, já passaram centenas de meninos e meninas que hoje são adultos, tem sua vida social e profissional, mas que jamais esquecem da contribuição que as Escolinhas da AACC tiveram em sua vida.
Eu cresci nas escolinhas...
O empresário de Marechal Cândido Rondon, Cristiano Bortolon, é um exemplo de pessoa que passou pelas escolinhas da AACC, e hoje coloca em prática muitos dos princípios que aprendeu no projeto. Ele conta que cresceu nas escolinhas, já que participou das atividades dos 5 aos 15 anos, quando passou no teste para atuar na equipe juvenil do Coritiba, onde ficou por 1 ano e meio, tendo que voltar para casa devido a problemas de doença na família.
Quando voltou, já com 17 anos, Cris novamente passou a integrar as escolinhas, chegando inclusive a fazer parte da equipe profissional da Copagril/ Faville/ Dalponte/ MCR Futsal que disputava a Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. “Só não pude dar sequência à minha história como atleta porque tive escolher entre ‘tocar’ a loja de materiais esportivos ou treinar. Escolhi ajudar minha família”.
Segundo ele, durante os anos que participou da escolinha de futsal da AACC, aprendeu muito do que hoje é sua filosofia de vida. “Tenho pelo Karl uma admiração muito grande, pois ele sempre se preocupou em nos dar orientações para que nos tornássemos pessoas de bem. O foco das escolinhas sempre foi formar cidadãos”. Além de princípios como respeito, dedicação, trabalho em equipe, comprometimento, as escolinhas lhe proporcionaram grandes amizades que cultiva até hoje.
Proprietário da Jaclani Esportes, empresa que atualmente produz os uniformes de 15 equipes do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, Prata e Bronze e cinco equipes da Liga Nacional Futsal, Cris declara que só conseguiu alcançar o sucesso com sua empresa, graças à parceria estabelecida com a Copagril através da equipe de futsal profissional. “Além de tudo o que aprendi, tive grandes conquistas através dessa parceria que tenho com a Copagril e por isso tento retribuir apoiando as escolinhas para que outras crianças também tenham a oportunidade que eu tive”, completa.
assessoria de imprensa da Copagril