Posição de meia-armador, meia-atacante e atacantes
O meia-armador é considerado o jogador mais importante de uma equipe, já que é responsável pela criação de lances ofensivos do time. Diferencia-se dos volantes por ter o costume de avançar sobre a defesa adversária. Tem como características gerais o passe, a habilidade com a bola, capacidade de driblar e, em alguns casos, um bom chute à distância.
Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se os meias-atacantes. Ao contrário dos armadores, cuja função principal é criação, o meia-atacante divide entre criação e ataque com mais efetividade, uma vez que atuam mais próximos aos atacantes.
O segundo atacante, é o atacante que tipicamente manipula e culmina a jogada. É o avançado que se move pelo gramado, buscando possibilidades de penetrar à defesa. Tem como características a velocidade, o domínio de bola, o drible, o passe, a finalização e também o cruzamento
O centroavante é o jogador que recebe a função de finalizar as jogadas, isto é, marcar os gols. Este jogador costuma não se movimentar muito, ficando muitas vezes isolado no ataque com os zagueiro e goleiros adversários. Suas características de jogo são o chute, o cabeceio e a colocação dentro de área. [1]
Dirigentes
Esta categoria de grande importância para qualquer espécie de esporte é particularmente no futebol profissional tratada com preconceito e um certo grau de pejorativismo. Muito disso se deve à sua própria atuação frente ao clube que pertence, pois além de ser um profissional que atua na área burocrática/negocial, incumbe a ele muitas vezes a resolução de conflitos entre a comissão técnica e os atletas, por isso invariavelmente envolve-se em polêmicas de todo tipo. Funcionando como verdadeiro “pára-raio” de proteção ao grupo.
Na microrregião de Marechal Cândido Rondon, podemos encontrar verdadeiros “heróis da resistência”, tanto nos clubes quanto nas entidades organizadoras. Longe de receberem ativos como no futebol profissional, aqui geralmente pagam para representarem suas associações. Mas infelizmente, ano após ano, as pessoas que fazem este belíssimo trabalho estão se tornando “peças raras”, sem que surjam novos substitutos. Com o advento do curso de Educação Física no campus da Unioeste local, criou-se a expectativa que esses profissionais ocupariam com o tempo essas funções, no entanto isso não ocorreu (existem algumas exceções), os educadores em sua maioria preferem se dedicar ao que esta diretamente relacionado com sua especialidade.
Municipal 2012
Está definido que a competição começa dia 25/03 com o Torneio Início, que definirá somente quais equipes terão o direito de mandarem quatros jogos em casa. A maior preocupação nossa é em relação ao número de participantes. No recomeço dos campeonatos amadores de futebol que ocorreu no ano de 2010 tivemos doze equipes, em 2011 foram dez e agora somente oito. No ritmo que está indo caminha para nova extinção, apesar dos esforços de alguns.
O alô dessa semana vai para o senhor Arnaldir Borth e um abraço a todos!
Autor: Mário Kennedi Ferrari
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Posi%C3%A7%C3%B5es_no_futebol