O Projeto ALMA (Ao Alcance das Mãos), de Marechal Rondon, realizará neste sábado (10/03), um festival de futebol para meninos e meninas de 7 a 17 anos, a partir das 8h30, nos campos da entidade localizados na Vila Gaúcha.
Além dos alunos que fazem parte dos núcleos do projeto de Novo Horizonte, Botafogo e Vila Gaúcha, qualquer criança poderá participar do festival.
Na ocasião, a direção do ALMA fará o sorteio da rifa que marcou o encerramento dos trabalhos em 2011, mas que foi marcado para ser realizado juntamente com este festival.
Pede-se para os atletas e colaboradores que ainda não repassaram os valores e os blocos de rifas vendidos que procurem a direção até sexta-feira (09/03).
Conheça o Projeto
Com o objetivo de proporcionar um espaço onde as crianças possam desenvolver atividades esportivas, recreativas, culturais, educacionais, ecológicas e de prevenção às drogas, a organização Ao Alcance das Mãos (ALMA) desenvolve ações de futebol no Centro de Treinamento e nos campos das Associações dos bairros e clubes. Também são desenvolvidas atividades de lazer, recreação e prevenção às drogas e à violência como complemento ao futebol. Objetivando dar condições de participação de todas as crianças e adolescentes com idade entre sete e dezessete anos em atividades extracurriculares, bem como torneios e competições esportivas. O projeto ALMA constitui em ações sociais na medida em que, utilizando a modalidade esportiva do futebol, contribui no desenvolvimento físico, psíquico e social dos participantes. A intervenção proposta visa construir junto às crianças e adolescentes ações que consigam associar a prática esportiva aos conteúdos, percepções e valores inerentes aos aspectos de cidadania, como convivência social, trabalho em equipe, autoconfiança, sentido de responsabilidade, compreender a respeito dos malefícios das regras, esforço pessoal e coletivo, entre outros. Aspectos esses que são fundamentais tanto para atividade esportiva como nas demais relações sociais, como na família e na escola.
Outro objetivo do projeto é constituir-se como espaço de escuta dos participantes, podendo ser um referencial de apoio para as crianças e adolescentes em questões subjetivas (medos, inseguranças etc.), realizando a interlocução entre as ações de esporte com as demais atividades realizadas (atividades de cultura e reflexão).
Uma terceira pretensão da intervenção é aproximar os pais ou responsáveis do espaço comunitário no qual se constitui o clube da comunidade, através de atividades que proporcionem a participação conjunta. Essas atividades serão previamente discutidas com os monitores e contarão impreterivelmente com a participação destes.
Para saber mais, acesse http://www.projetoalma.com.br