Dirigentes e detentores das franquias da Liga Futsal se reuniram nesta quinta-feira (18/12), em São Paulo, para definir detalhes da edição 2015 da principal competição do salonismo brasileiro.
Entre as principais novidades está o retorno do Cascavel Futsal, agora com franquia própria, adquirida junto ao Green Team, de Brasília por um grupo de empresários cascavelenses liderados por Pedrinho Muffato. O time do técnico Ney Victor, pentacampeão estadual, será o quarto representante do Paraná, ao lado da Copagril e Umuarama, com franquias da Penalty, e do campeão estadual Guarapuava, com vaga da Poker. Outras equipes que retornam à disputa da Liga são a Unisul, de Tubarão (SC) e São José dos Campos (SP).
A única equipe a estrear na Liga Futsal será a Associação Lajeado de Futsal (Alaf), do Rio Grande do Sul, que jogará com a franquia adquirida pela empresa rondonense Jaclani Esportes. O acordo prevê que os gaúchos jogarão a Liga pelos próximos três anos, com possibilidade de renovação por mais dois.
Uma vaga na competição ainda está indefinida. O Cabo Frio (RJ), que jogou esse ano com a franquia do Macaé, desistiu de jogar no próxima temporada, e quem está de olho nesta vaga é o Floripa, que tem até o final do ano para definir sua situação.
A Liga 2015 deverá iniciar em abril, com mudança no regulamento. Na primeira fase, as 20 equipes (ou 19, se o Floripa não jogar), irão novamente se enfrentar em turno único, as desta vez 14 times, e não mais 16, irão avançar à 2ª fase. Nesta etapa, nova mudança. Ao invés de quatro chaves com quatro equipes, serão feitas duas chaves com sete times, dos quais quatro avançarão às quartas-de-final.
Confira as equipes participantes por estado:
Paraná: Copagril/ Marechal Rondon, Umuarama, Guarapuava e Cascavel;
São Paulo: Sorocaba, Orlândia, Corinthians, São José dos Campos e São Paulo FC;
Santa Catarina: Joinville, Jaraguá, Concórdia, Blumenau e Unisul/ Tubarão
Rio Grande do Sul: Carlos Barbosa, Atlântico/ Erechim, Assoeva e ALAF/ Lajeado
Minas Gerias: Minas Tênis Clube
Indefinido: Floripa (SC)