Campeonato de veteranos
Terá inicio no dia 25 a 1ª Copa Difusora de Futebol Sete para jogadores veteranos ma, nas categorias 30, 40 e 46 anos. Eles souberam identificar essa lacuna na região. O professor Edvaldo Souza, em parceria com o jornal O Presente, já havia no passado realizado dois campeonatos em um formato parecido, porém os idealizadores de agora possuem uma estrutura melhor para oferecer, que o professor não tinha no passado. Entendemos que se devam focar principalmente as duas categorias “mais experientes”, pois muitos que estão na faixa dos trinta ainda participam de vários campeonatos. Os “vovôs”, então, excetuando pouquíssimos casos, todos só de chinelinhos na frente da televisão. Parabéns pela iniciativa.
Bastidores do futebol amador
Para quem está de alguma forma ligado, seja como jogador, técnico, dirigente, simpatizante, etc., ao futebol amador de nosso município, esse início de ano está especialmente interessante, pois nos bastidores as coisas realmente estão acontecendo, mesmo que pouco se perceba. Em termos simples, lá na Liga Rondonense de Esportes (LRE), ainda não se começou a discussão quanto ao campeonato municipal desse ano, pelo visto eles estão mais preocupados com o futsal, por enquanto. O futsal tem a sua força, mas está longe de arregimentar a comunidade local como ocorre com o futebol de campo. Isso, levando-se em conta que afora o site Olhonabola, e em algum período o jornal O Presente, pouco se divulga sobre os nossos campeonatos, um exemplo disso são as emissoras de rádio locais, que praticamente ignoram o futebol rondonense.
De qualquer forma, e a despeito de tudo, o acerto das equipes está em franco desenvolvimento, por que ninguém gosta de ficar para trás, e ‘lerdear’ numa hora dessas, pode custar muito caro no futuro. Acreditamos que cada clube mantenha alguns jogadores como sendo um tipo de “patrimônio”, outros atletas, porém por motivos variados jogam por outras equipes. No entanto, a antiga diretoria da LRE, mantinha uma lista dos melhores jogadores (na opinião da Liga), para que houvesse uma espécie de equilíbrio na competição, podendo cada time contar com um número limitado desses nomes. Ocorre que, muitas vezes o critério utilizado não correspondia ao momento atual do jogador listado. Esperamos para ver como será essa conduta doravante.
Eduardo Gonçalves de Andrade:
O nome acima, refere-se ao craque do Cruzeiro e da Copa de 70, o “Tostão”. Sempre que possível leio o que ele escreve, e dia desses, o ex-jogador deixou essa pérola: “Só os medíocres passam pela vida sem cometer erros, sem criar fantasmas e sem ter a consciência de que poderiam ter feito melhor e, às vezes, diferente”.
Lembre-se: “O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo”. [1] Um alô para o Diego da Silva, volante multicampeão por Faville e Corinthians. Abraço a Todos!
Autor: Mário Kennedi Ferrari
[1] Noites Traiçoeiras. Padre Marcelo Rossi.