Três projetos apresentados no Seminário Regional Atleta do Futuro e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no dia 26 de julho, em Toledo, foram escolhidos para serem mostrados no Seminário Estadual, que é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi). Toledo sediou o Seminário Regional Oeste e Sudoeste, que envolveu, além da unidade local, outros seis municípios – Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Palmas. Uma comissão avaliou projetos de todas as unidades do Paraná, e dos oito trabalhos escolhidos, estão a 1ª Mostra Igualdade Entre Sexos e Valorização da Mulher, desenvolvida pela unidade do Sesi de Marechal Cândido Rondon; e dois projetos de Toledo – Atletas no Combate à Dengue e Alimentação Saudável.
Agora, os projetos serão levados a Curitiba, onde, no dia 1º de setembro acontece o Seminário Estadual Atleta do Futuro e ODM, reunindo propostas de todo o Estado. Na oportunidade será homenageado o diretor-presidente do Sesi, Rodrigo Rocha Loures, que vai acompanhar pessoalmente a apresentação dos materiais.
Objetivos
A coordenadora do Projeto Atleta do Futuro do Sesi de Toledo, professora Nadia Amarante Fuchs, explica que os seminários regionais e Estadual foram realizados a partir dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são: 1º Acabar com a fome e a miséria; 2º Educação básica de qualidade para todos; 3º Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4º Reduzir a mortalidade infantil, 5º Melhorar a saúde das gestantes; 6º Combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7º Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e 8º Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. “À unidade do Sesi de Toledo coube dois temas, o 4º, que está sendo aplicado nos municípios de Terra Roxa e Ouro Verde do Oeste, e o 6º, promovido em Toledo e Palotina. As iniciativas visam envolver os atletas e seus familiares e a sociedade em que vivem, na conscientização e trabalho conjunto em prol dos temas”, explica Nadia, lembrando que Marechal Cândido Rondon desenvolveu iniciativa em torno do 3º objetivo.
A professora destaca que os projetos seguem acontecendo, tanto com atividades pontuais quanto com ações incluídas na rotina de trabalho. “A ideia é justamente essa, manter os participantes do Atleta do Futuro envolvidos em ações que promovam a cidadania e a responsabilidade social porque o projeto não visa somente a formação física e esportiva, mas também a formação cidadã”, pontua.
Modelo
Segundo a gerência estadual de Esporte e Lazer do Sesi, os projetos desenvolvidos serão utilizados como modelo para futuras ações sociais que gerarão impacto na sociedade do Paraná, e com expectativa de serem modelos para os demais Estados do Brasil. Os trabalhos classificados farão parte do filme Institucional do Sesi Atleta do Futuro.
Também foram classificados para serem apresentados em Curitiba projetos de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, São Mateus do Sul e Portão. Outras iniciativas que serão demonstradas através de pôsteres são das unidades de Rio Negro, Telêmaco Borba, Cianorte, Guarapuava, Rio Branco do Sul, Maringá, Campo Largo e Cascavel.
Ações
Nádia lembra que o Projeto Atleta do Futuro só é possível graças às parcerias existentes com a iniciativa privada e prefeituras. Ela menciona que o 4º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – Reduzindo a Mortalidade Infantil – está sendo desenvolvido pelo Sesi de Toledo através ações que visam educar e estimular as crianças de Ouro Verde e Terra Roxa a terem alimentação mais saudável. São envolvidos nas ações os parceiros, além da Unimed. “É um trabalho bastante prático envolvendo pais e filhos, aprendendo e saboreando receitas saudáveis, promovendo palestras, entre outras ações”, cita a coordenadora. Já no trabalho de combate à dengue, cada participante do Atleta do Futuro ficou responsável por verificação e conscientização constante de seus vizinhos. Como são cerca de 2500 atletas participantes em Toledo e Palotina, a ação conseguiu uma abrangência de mais de 12.500 residências, bem como uma média de 50 mil pessoas.
Marechal Cândido Rondon, por sua vez, promoveu um evento em que a valorização da mulher foi o principal enfoque. A iniciativa reuniu milhares de pessoas em programação realizada no parque de exposições do município.
“São iniciativas importantes e valorosas que refletem o nível de conscientização da população da região e o empenho dos nossos professores e alunos do Atleta do Futuro”, conclui Nadia.
assessoria