De todos os 35 jogos oficiais disputados pela Copagril Futsal em 2012, sendo 20 pela Liga Futsal e 15 pela Chave Ouro, o compromisso de hoje (29/06), contra o São Caetano, pela 2ª fase da competição nacional, provavelmente é o mais importante.
Às 19h30, no Centro Esportivo Joaquim Rabello, no ABC paulista, Marquinhos Xavier e seus comandados têm a missão de se manterem com boas chances de classificação para a fase mata-mata da Liga. Apesar de ser apenas a segunda de seis partidas nesta fase, uma nova derrota deixaria o time rondonense em situação muito complicada, sem nenhum ponto, enquanto o São Caetano iria a quatro, à frente de Jaraguá (3) e Corinthians, que se enfrentam apenas no dia 14 de julho.
Por outro lado, um triunfo colocaria a Copagril na liderança do grupo, ao lado dos catarinenses. Vale lembrar que nas últimas quatro partidas nesta 2ª fase, três serão em Marechal Rondon.
E vencer é uma palavra que os rondonenses têm dito pouco nos últimos dias. Nas nove partidas anteriores, a Copagril venceu apenas uma vez (5 a 1 no Palotina), empatou quatro (Floripa, Tubarão, Botafogo e Minas) e perdeu outras quatro (Unipa, Intelli, Maringá e Jaragauá). Por coincidência, a última vitória na Liga Futsal foi justamente contra o São Caetano, no dia 28 de maio, por 4 a 2, no ginásio Ney Braga.
No duelo desta noite, Marquinhos Xavier já não terá a presença do ala Alisson, que acertou sua saída da equipe nos últimos dias. O camisa 5 foi pouco utilizado por Xavier na temporada, e apesar de ter a simpatia da torcida, as duas partes optaram por rescindir o contrato do jogador, que está liberado para seguir sua carreira em outra equipe.