No domingo (18/03), o torcedor de Guarapuava, na região centre-oeste do Paraná, novamente pôde prestigiar a equipe da Associação Atlética Batel em campo. A partida foi comemorativa aos 61 anos de história do clube, e as “estrelas” do Batel enfrentaram ex-jogadores do Atlético-PR.
Defendendo as cores do CAP esteve o rondonense Leomar Leiria, que começou sua carreira no Furacão, no início dos anos 90, e depois se destacou pelo Sport Recife. Jogando pelo time pernambucano, Leomar chegou a ser convocado pelo então da seleção brasileira técnico Emerson Leão para as Eliminatórias da Copa de 2002 e foi capitão da equipe na fracassada campanha da Copa das Confederações de 2001, no Japão, quando a seleção ficou na 4ª posição, perdendo para a Austrália na disputa do bronze por 1 a 0. Na ocasião, o ex-volante, que parou de jogar profissionalmente em 2006, viu seu nome virar motivo de chacota na imprensa esportiva nacional, simbolizando o fracasso da passagem de Emerson Leão na seleção como a ‘Era Leomar’, assim como havia acontecido com Dunga na Copa de 90, sob o comando de Sebastião Lazaroni. Ao todo Leomar fez seis partidas com a camisa ‘canarinho’. Na foto, Leomar veste a camisa 5 na Copa das Confederações de 2001.
Além do Atlético e do Sport, Leomar defendeu as cores do Iguaçu (PR), Botafogo (RJ), Chonbuk Hyundai (Coréia do Sul), Náutico (PE) Operário-PR e CSA (AL), onde encerrou a carreira. No currículo estão os títulos de campeão paranaense da 2ª Divisão (1991) pelo Iguaçu, Brasileiro da Série B (1995) pelo Atlético Paranaense, Pernambucano (1997/98/99/2000) e da Copa Nordeste (2000), pelo Sport Recife e Pernambucano (2004) pelo Náutico. Após deixar o futebol profissional, Leomar, hoje com 41 anos (26/06/71), passou a atuar no futebol amador, disputando a Taça Paraná pelo Internacional de Campo Largo e a suburbana de Curitiba, por equipes como Trieste e Iguaçu.
Batel x Atlético
Quem acompanhou a partida, reviu novamente em campo vários atletas que já fizeram história no futebol paranaense. Pelo lado atleticano estiveram Ricardo Pinto, Alberto, Gune, Ageu, Leomar, Marcos Gaúcho, Tostão, entre outras estrelas, já pelo lado da equipe do Batel “figuras marcadas” do estádio Waldomiro Gelinski que marcaram histíria em Guarapuava Dirceu Pato, Ivair Censi, Toninho Paraná, Evandro Mico, Marabá, Sandro, Caco e Chapecó entraram novamente em campo com a camisa rubro-negra.
O placar de 5 a 1 para a equipe atleticana não importou em nada para a festa da torcida. A partida festiva contou com um número de aproximadamente 2000 pessoas que incentivaram o time do começo ao fim, aplaudindo todos os atletas em campo pelos bons momentos que já passaram defendendo a camisa do Batel, em alguns momentos pôde se escutar gritos de “O Batel voltou”, ou até mesmo o consagrado “explode coração na maior felicidade, é lindo meu Batel contagiando e sacudindo essa cidade”.
O primeiro tempo da partida terminou em 5 a 0 para o Atlético, com gols de Marcos Gaúcho (2), Edimar (2) e Gilmar. A equipe desfilava em campo, porém no segundo tempo a equipe guarapuavana equilibrou a partida e no final do jogo descontou com um gol de pênalti, bem convertido por Paulinho.
O sonho do Batel voltar a desfilar entre os campeonatos profissionais não está longe. O projeto é de que o clube ainda em 2012 volte as atividades normais.
Confira a galeria de fotos da partida acessando http://www.esporteguarapuava.com.br/galeria-de-fotos/batel-x-atletico-pr/
com informações esporteguarapuava.com.br