Estaduais
Passada a fase de “abstinência de futebol” que coincide com o final de um ano e começo de outro no Brasil, podemos no mínimo refletir um pouco sobre tal situação. Será que foi sempre assim ou somos levados pela grande mídia a nos comportarmos de maneira que sem a adrenalina causada pelo futebol somos reféns da monotonia? Penso que o certo é que agimos não por nós mesmos, mas movidos pela vontade e indicação dos nossos manipuladores. Os veículos de comunicação em massa, capitaneados pela televisão, partem da estratégia onde tudo é mostrado de maneira a sempre parecer um show, somos bombardeados a todo instante pela propaganda voltada cada vez para a competição desenfreada e para o consumismo sem limites. Esse fenômeno da forma como se apresenta agora em nosso país já existe há algum tempo na Europa e nos Estados Unidos, estamos somente seguindo o caminho percorrido por eles. E o começo dos campeonatos estaduais vem como salvadores dos passivos consumidores da agitação futebolística.
Eleição da Liga
Sábado ocorreu a eleição da nova diretoria da Liga Rondonense de Esportes, o professor Marcelo Martin foi aclamado como novo presidente, com Dirceu Comin na vice-presidência. Ambos são oriundos da Associação de Árbitros Rondonenses (AAR). A referida associação cada vez mais ocupa espaços antes direcionados não à árbitros, mas a dirigentes diversos da comunidade esportista. Esperamos para ver qual será o resultado dessa mistura peculiar. Após um período obscuro a Liga voltou a ganhar destaque, no entanto, ainda conta com pouquíssimos clubes filiados, o avanço a nosso ver passa principalmente pelo fortalecimento dos clubes, razão de ser dessa instituição.
AABB x TFC
Ao que me consta, azedou a lua de mel entre a Associação Atlética Banco do Brasil e o Terça Futebol Clube em relação ao futebol amador. Primeiramente, todos acreditavam que a AABB seria o antigo Flamengo de Marechal Cândido Rondon, no entanto, e pelo visto, o TFC almeja em pouco tempo ocupar esse posto, haja vista, o importante aspecto de não estar atrelado necessariamente a somente uma empresa. Será que ocorrerá mudança no maior clássico de Rondon, hoje representado por Botafogo e AABB? É esperar para ver. Contra os fatos é difícil à argumentação, no inicio era Oeste, depois veio o Flamengo, na atualidade é AABB, e quem sabe no futuro TFC, somente o “cinquentão” permanece firme e forte do outro lado.
O alô dessa semana vai para o meu irmãozinho Cleverson Domingues. No mais um forte abraço a todos!
Autor: Mário Kennedi Ferrari