Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Leia a entrevista com o rondonense que apitou Flamengo e Corinthians

Postado em: 12/01/2012

O árbitro rondonense Leandro Junior Hermes o amistoso entre Corinthians e Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho,neste domingo (15/01).

Confira a entrevista com o árbitro rondonense Leandro Junior Hermes, que trabalhou no amistoso entre Flamengo e Corinthinas, neste domingo (15/01), no estádio do Café, em Londrina. A partida terminou empatada em 2 a 2.

Olhonabola: Fale um pouco sobre o início de sua carreira e de como você decidiu se tornar árbitro de futebol.

Leandro: Desde a infância sempre gostei muito de futebol, e adoro esse esporte. Quando percebi que profissionalmente ser jogador de futebol se tornou cada vez mais difícil, resolvi investir na carreira como professor, quando prestei o vestibular e passei no curso de educação física pela Unioeste em 1998. Foi pela universidade que apitei o primeiro jogo da minha vida, sendo este no 2° Campeonato da Amizade, realizado em Cafelândia no ano 1999.
Desde então busquei já me enquadrar na arbitragem rondonense, onde tive o prazer de ser um dos sócios fundadores da AAR (Associação de Árbitros Rondonenses em 1999). Foi aí que surgiu a oportunidade de fazer o curso de arbitragem pela Federação Paranaense de Futebol, que durou dois anos.
Iniciei a carreira muito cedo, com 20 anos de idade. Desde então sempre com destaque no condicionamento físico, atuei em vários jogos por mais de 10 anos pela FPF e AAR, sendo em categorias de base, primeira, segunda e terceira divisão do estado do Paraná.
Após grande destaque nos campeonatos paranaense da primeira divisão no ano 2010 e 2011, como árbitro, surgiu o convite para a realização de testes para o ingresso na CBF, e após vários testes e avaliações, concorrendo com árbitros de Curitiba e de todo estado, fui o único árbitro do Paraná a conseguir a promoção para o quadro nacional (CBF) no ano de 2011.

Olhonabola: Além das competições em Marechal Rondon e região, onde você atua a bastante tempo, quais os demais campeonatos em que você já atuou e as partidas mais marcantes em que você apitou até hoje?

Leandro: Considero cada partida muito importante, não importa se é amador ou profissional. Todas elas sem exceção, possuem um desafio diferente para que você mostrar seu trabalho.
No Campeonato Paranaense da 1ª divisão 2011 atuei em alguns jogos interessantes, como Operário X Atlético Parananese, Corinthians-PR X Coritiba, Paranavaí e Paraná. No Campeonato Brasileiro Série C, em 2011, atuei como árbitro no jogo Chapecoense e Santo André.
Na série B do Brasileirão atuei como árbitro reserva nos jogos do Paraná X Ponte Preta, Paraná X Vitória, Paraná X ABC.
Na série A do Campeonato Brasileiro atuei como árbitro reserva nos jogos Atlético PR X Atlético MG, e ainda Coritiba X Corinthians.

Olhonabola: O fato de trabalhar junto e conhecer o Roberto Braatz, que já chegou o mais longe que um árbitro/ assistente pode chegar, que é a Copa do Mundo, é um estímulo para você ir cada vez mais longe?

Leandro: Ele foi o primeiro cidadão paranaense a atuar numa Copa do Mundo. É o melhor assistente do Brasil, respeitado e admirado por sua competência no país inteiro. Poder estar tão próximo a ele e aprender a cada momento com seus ensinamentos, é uma satisfação única, ímpar e indescritível. E isso certamente me leva a acreditar e sonhar com cada vez mais conquistas.

Olhonabola: Como você recebeu a notícia de que iria apitar o jogo entre Flamengo e Corinthians?

Leandro: Nesta semana todos os árbitros do Paraná que atuam na primeira divisão do Campeonato Paranaense estavam na pré-temporada, em Cascavel, numa preparação intensa de atividades. Quando no intervalo para hidratação, veio até mim o instrutor físico da federação paranaense e disse: - Hermes, quando você imagina trabalhar num jogo envolvendo Flamengo e Corinthians? E eu respondi a ele: “Daqui a mais ou menos cinco anos”. Ele sorriu e disse, vá se preparar, pois o jogo é daqui a cinco dias. Foi difícil segurar a emoção.

Olhonabola: Apesar de ser apenas um amistoso, você considera a indicação como um indício de que sua carreira está no caminho certo?

Leandro: Certamente. Temos hoje no estado do Paraná um quadro de árbitros de mais alto nível situados entre um dos melhores do país. Prova disso é termos em nosso estado três árbitros FIFA (Roberto Braatz, Evandro Roman e Heber Roberto Lopes), e ser escolhido para dirigir uma partida de equipes tão tradicionais do futebol brasileiro é um sinal de novos desafios poderão chegar.

Olhonabola: O que você espera para 2012? Trabalhar na série A do Brasileirão é a meta a ser alcançada?

Leandro: Farei o possível para que isso aconteça ainda esse ano. Sei que as pessoas que estão à frente da comissão de arbitragem merecem o maior respeito pelo trabalho realizado. Sou bastante tranquilo em relação escalas, tudo é uma questão de estar preparado para quando a oportunidade chegar.

Olhonabola: Faltam dois anos e meio para a Copa de 14. Apesar do relativo pouco tempo e o fato de você ainda não fazer parte do quadro da FIFA, é possível sonhar em trabalhar na Copa do Mundo aqui no Brasil?

Leandro: Esse sonho ainda está um pouco mais distante. Chegar aonde o Braatz chegou é uma missão que exige extrema competência e dedicação. Quem sabe para 2018 ou 2022.



 
Mais notícias
Edson PY Lavacar goleia AABB e se isola na liderança do Municipal
Postado em: 07/11/2024 :: Uma partida disputada nesta quarta-feira (06), no estádio Valdir Schneider, complementou a 2ª rodada do 1º Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela Secretaria de Espo...
Aston Peira goleia Primavera e segue 100% no Municipal de Futebol Suíço
Postado em: 07/11/2024 :: Um duelo isolado movimentou nesta quarta-feira (06) a fase de classificação do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer d...
Após adiamento, Regional AABB/ Allpha Bolas de Futebol Suíço retorna com oito jogos mata-mata neste sábado
Postado em: 07/11/2024 :: Após o adiamento da rodada do dia 2 de novembro em virtude da chuva, o 3º Campeonato Regional AABB/ Allpha Bolas de Futebol Suíço, organizado pela Associação At...
Valendo final inédita, AACC recebe ADTB nesta sexta no Ney Braga
Postado em: 07/11/2024 :: Em busca da tão sonhada inédita classificação para a decisão da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino, a AACC Copagril/ Prefeitura de Marecha...
Malas, Rui, Real, G7 e Misturados vencem em rodada cheia do Municipal
Postado em: 06/11/2024 :: A fase de classificação do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Marechal Rondon, teve sequência nesta ter&cc...