O Professor Doutor Edilson Hobold, do Curso de Educação Física – Bacharelado da UNIOESTE, foi selecionado e convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para ministrar o Curso de Treinamento dos Esportes de Combate: Judô, na Academia Brasileira de Treinadores (ABT), do Instituto Olímpico Brasileiro no período de 08 à 12 de agosto, na sede do “Time Brasil”, no Rio de Janeiro.
Edilson é faixa Preta 5º Dan e responsável pelo judô em nosso município desde 1991. Também é árbitro Internacional FIJ “A” da Federação Internacional de Judô. Coordena o Projeto de Extensão Futuro: iniciação e alto nível através do esporte social da UNIOESTE. É coordenador de arbitragem da Federação Paranaense de Judô e membro do Conselho Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô. Concluiu seu Doutorado em Biodinâmica do movimento e Esporte pela UNICAMP – Campinas e é professor da UNIOESTE desde 1995, onde ministra as disciplinas de Lutas, Judô e Metodologia do Treinamento Esportivo.
Estas foram algumas das qualificações observadas pelo COB que culminou com a seleção do Professor Edilson para atuar como docente junto à ABT. Ao todo foram selecionados apenas quatro professores de judô de todo o Brasil para ministrarem este curso.
Conhecendo um pouco mais
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) – órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), voltado à educação, e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
Dentro desse cenário, a ABT conduz um programa de atividades, com vistas à melhoria do sistema de preparação e ao aprimoramento técnico das diferentes modalidades, fatores indispensáveis para aprimorar o nível de desempenho, a aptidão física, as técnicas esportivas e as atividades motoras.
Portanto, ao se propor a preencher essa carência na profissão de treinador esportivo de alto rendimento, a ABT vai ao encontro da estratégia definida pelo COB de tornar e manter o Brasil uma potência olímpica.
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) desenvolve suas atividades por meio do Curso de Esporte de Alto Rendimento, dividido em duas áreas de concentração: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo. Foram disponibilizadas 108 vagas para todo o país para a edição 2013-2015 da ABT, para as modalidades: Judô, Lutas Associadas e Taekwondo, que teve início em dezembro de 2013, em um concurso nacional, aberto.
assessoria