No duelo entre os dois últimos vice-campeões do Troféu Difusora/ Agrícola Horizonte de futsal, a Casa do Leite/ Supermercado Weimann/ Morgan Sementes/ TRR J Dresch, base da equipe 2ª colocada em 2012, levou a melhor sobre o Do Osso ao Óleo/ Corinthians de Margarida, vice-campeão em 2011.
Nesta quinta-feira (12/10), em uma partida que irá ficar na história da competição pela dramaticidade, o time do técnico Alemão levantou a taça após uma vitória por 2 a 1 na prorrogação, com o gol decisivo sendo anotado a apenas 10 segundos do fim. No tempo normal, o Do Osso ao Óleo venceu por 4 a 2.
Para o pivô Amarelão, capitão da Casa do Leite e quem teve a honra de levantar o troféu, o título chegou com um ano de atraso. “Foi uma partida digna de uma grande final. Tecnicamente não eram as duas melhores equipes para estarem na decisão, mas os dois grupos prevaleceram, e nosso time se uniu e chegou a esse título, que era nosso objetivo. Como perdemos a final ano passado, esse ano era quase uma obrigação buscar o título, e graças a Deus, em um jogo sofrido, conseguimos a vitória no final”, comemorou.
Do outro lado, o artilheiro Marco Antonio, autor de três gols na final e 14 no total, lamentou a perda do título. “A gente queria o ser campeão, isso que é importante, a artilharia é legal, mas queria ter ajudado mais minha equipe. Infelizmente era o dia deles, mas nosso time está de parabéns, jogamos muito bem, mas não deu. Valeu o esforço de todos e espero que no ano que vem estejamos aqui de novo para participar desse grande campeonato”, comentou.
O jogo
As centenas de torcedores que foram ao ginásio da Associação Atlética Horizonte não se arrependeram e viram de perto uma final que não poderia ser mais emocionante. Após perder o jogo de ida por 6 a 4, o Do Osso ao Óleo tinha que vencer para forçar o tempo extra, e começou a atingir o objetivo aos 7’, quando Renan cobrou lateral, a bola desviou na defesa e entrou. O gol não abalou a Casa do Leite, que buscou a virada anda na primeira etapa. Aos 13’, Assolan tabelou com Amarelinho e empatou. No minuto seguinte, Ademir ganhou a disputa com Renan na direita e bateu cruzado para virar o placar.
No segundo tempo, o grande destaque foi o goleiro Baiano, que fechou o gol da Casa do Leite nos primeiros 15 minutos com defesas fantásticas. Aproveitando o fato de ter o técnico do Quedas Futsal, Roberto Nunes, em seu elenco, o Do Osso ao Óleo armou o esquema do goleiro-linha de maneira precisa, com seu irmão Renan na função. De tanto insistir, o time laranja chegou ao empate aos 15’, com Marco Antonio pegando a sobra na entrada da área. O empate não bastava, e quando restavam apenas 18 segundos para acabar, outra vez Marco Antonio apareceu, e com um chute cruzado da direita que desviou na defesa, o Do Osso ao Óleo virou o jogo e explodiu a torcida organizada liderada por Edu Bala e Gio Nardello. Ainda houve tempo para Buba, a 4’’ do fim, receber de Paulinho e fazer 4 a 2.
Prorrogação
O tempo extra começou com uma preocupação para a Casa do Leite, que estava pendurada em faltas. Mesmo assim, foi o time amarelo e preto que abriu o placar aos 2’, com um belo gol de Assolan, que deixou dois para trás e tocou na saída de Suko. No segundo tempo, o Do Osso ao Óleo buscava o empate de toda maneira, mas sua situação piorou quando Paulinho recebeu o segundo cartão amarelo a 1 minuto do fim. Mesmo com um jogador a menos, o time laranja conseguiu a 6ª falta a seu favor restando 26’’. Marco Antonio foi para a cobrança e deixou tudo igual (assista o video na página inicial). Mas tinha mais. Ainda com a superioridade de um homem em quadra, a Casa do Leite não queria saber de decidir nos pênaltis, e na saída de bola, Ale Comin recebeu na direita e bateu cruzado para vencer o goleiro Suko e fazer a festa da grande torcida que apoiava a equipe.
No fim, em um momento marcante, no mais verdadeiro espírito de fair play, as duas equipes se abraçaram para a oração final.
Ficha técnica - Casa do Leite/ Supermercado Weimann/ Morgan Sementes/ TRR J Dresc 2 (2) x (1) 4 Do Osso ao Óleo/ Corinthians de Margarida
Local e data - ginásio da Associação Atlética Horizonte - 12/12/13
Arbitragem: Carlos Braatz, Andre Bremm, Valnei Heirisch e Edson Rohde
Casa do Leite: Baiano, Eder Warken, Ale Comin, Amarelinho e Amarelão; Assolan, Ademir, Jacson, Vinicius e Neguinho. Técnico: Alemão
Do Osso ao Óleo: Suko, Renan, Paulinho, Marlon Winter e Diego; Buba, Marco Antonio, Marcio Rauber, Roberto Nunes e Tiago. Técnico: Ari Giesel
Premiações
Além dos troféus de campeão para a Casa do Leite e de vice para o Do Osso ao Óleo, o Rimmava conquistou a taça de 3º lugar por ter sido a equipe derrotada pelo campeão na semifinal.
Individualmente, Marco Antonio, do Do Osso ao Óleo, ficou com o prêmio de artilheiro, com 14 gols marcados, enquanto o goleiro Seco, do Rimmava, foi o menos vazado na média de gols, com 2,73 por partida (30 gols em 11 jogos), contra 2,84 dos goleiros Suko e Maicon, do Do Osso ao Óleo (37 gols em 13 partidas).
Veja como ficou a artilharia final: