Um tema importante referente a Copa Colônia/ Cercar/ Jaclani Esportes/ Yamaha/ Prefeitura de Marechal Rondon de futebol amador voltou a ser assunto esta semana. No português claro, é o famoso ‘deixar a equipe na mão’.
O jargão voltou a ser comentado principalmente após a partida entre Sooro e Clube Sempre, de Porto Mendes, realizado domingo (04/08), no campo da Linha Guará. Por muito pouco o time do ‘litoral’ rondonense não perdeu o cheque de garantia de R$ 1 mil por falta de jogadores, o que acarretaria em W x 0. O time comandado pelo técnico Dorival Kist, o Neco, iniciou a partida com apenas oito atletas, e aos 2’ do segundo tempo, quando o placar apontava 6 a 0 para a Sooro, o árbitro Vilson Marcírio foi obrigado a encerrar o jogo por falta de jogadores, já que dois atletas saíram machucados, sendo que o limite mínimo é de sete atletas em campo.
Diante deste fato, vale lembrar o que ficou acertado entre os representantes das equipes no congresso técnico. Se o dirigente de qualquer equipe comunicar aos organizadores do Municipal amador (Liga Rondonense de Esportes e Secretaria de Esporte e Lazer), que algum jogador prejudicou seu time por não comparecer aos jogos, este atleta corre o risco de ser penalizado, ficando excluído de qualquer competição organizada pela LRE ou SEMEL pelo período de um ano. Incluem-se nesta lista de campeonatos, além do Municipal de futebol amador, os Jogos Interbairros, Troféu Agrícola Horizonte de futsal, Troféu Difusora de futsal etc.
Para reforçar esta questão, a diretoria da Liga Rondonense irá realizar uma nova reunião com os representantes das equipes nesta terça-feira (13/08), às 19h, na sede da entidade. Além deste assunto, outro ponto importante que será levantado pelo presidente interino Marilton Barcé é sobre a filiação das equipes junto à Liga Rondonense, para que a mesma possa se fortalecer cada vez mais.
Regional
Também para o encontro desta terça, Barcé convida os dirigentes esportivos da microrregião para que sejam iniciados os debates visando à realização do próximo Campeonato Regional de futebol amador, que teve sua última edição disputada em 2011, quando o Corinthians de Margarida conquistou o bicampeonato ao vencer a AABB/ TFC/ Otakes na prorrogação.
A intenção dos representantes da LRE é contar com pelo menos 10 equipes na disputa, que ainda não tem previsão de início. São esperados ao menos quatro times de Marechal Rondon, além das seleções de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Mercedes, Quatro Pontes, Maripá e Entre Rios do Oeste, que não participou da edição passada.