A 2ª Copa Colônia/ Prefeitura de Marechal Rondon tem tudo para ser um divisor de águas na história do futebol amador rondonense. No congresso técnico da competição, realizado na quinta-feira (02/05), o número de 18 confirmadas já foi muito comemorado pelos organizadores. Com a possibilidade de outras equipes interessadas ingressarem na competição, foi estipulado o prazo até esta segunda-feira (06/05) para a inscrição de novas agremiações. E foi o que aconteceu, com o ingresso de quatro times na 2ª Copa Colônia, totalizando 22 selecionados no total. As novas equipes são as seguintes: Clube Lira, Palmeiras da Linha Ajuricaba, Sigilus Alarmes e Guarani.
Segundo o secretário de esportes Roberto Braatz, um sorteio deve ser marcado para saber em quais grupos, A ou B, estes times irão jogar.
Além destas quatro equipes, disputarão o torneio a AABB, atual campeã, São Remo, AACC, Marechal EC/ Olhonabola, 3AC, Sooro, ACJC, Botafogo, Loteamento Augusto, Conceito em Revista/ Containers Costa Oeste, DJ Esporte Clube, Corinthians de Margarida, Novo Horizonte, Assemar, Nacional, Porto Mendes, Tintas Acquacor e Aimoré da Linha São Cristóvão.
Lista de atletas e idades
Como previsto, uma das principais discussões no congresso seria o número de atletas da lista a que cada equipe teria direito de inscrever, três ou quatro. Primeiramente, os nomes dos jogadores Ivan Laranjeira e Marciano foram retirados da lista por terem mais de 35 anos e se encaixarem entre os veteranos. Por votação entre os 16 representantes presentes (Tintas Acquacor e Conceito em Revista não estiveram na reunião), foi decidido por 11 votos a cinco que serão no máximo três jogadores da lista, que agora tem 40 nomes, por time.
Em relação aos jogadores sub-18 e veteranos, ficou mantido o que havia sido conversado no pré-arbitral do dia 23 de abril: cada equipe deverá ter dentro de campo dois atletas acima de 35 anos (classe 78) e dois atletas sub-18 (entre as classes 94 a 97). Se caso na hora da partida a equipe tenha apenas um jogador sub-18, por exemplo, jogará com 10 atletas.
Outra decisão importante se refere ao fato de que o jogador deve residir em Marechal Rondon. Estudantes ou trabalhadores que vêm de outros municípios não poderão atuar na 2ª Copa Colônia. Os dirigentes definiram que nem mesmo pessoas que nasceram em Marechal Rondon, mas residem em outra cidade, poderão participar. Caso algum atleta foi registrado profissionalmente em 2013 ou tenha disputado a Chave Ouro de futsal também está fora da competição.
Até o dia 10 de maio, cada equipe deverá entregar a ficha de inscrição com no mínimo 15 nomes relacionados. Os demais poderão ser inscritos até a quarta-feira anterior a cada rodada, até completar o número de 25 jogadores, sendo que cinco destes poderão ser trocados até o final da 1ª fase caso o atleta não tenha entrado em campo na competição. No dia do jogo, o atleta deverá apresentar um documento com foto para poder atuar.
Campos, datas e horários
A ideia de centralizar a competição na sede rondonense foi mantida, mas foi aceito também o pedido de equipes do interior para que ao menos uma rodada eles possam mandar em seus campos, como nos casos dos distritos de Porto Mendes e Novo Horizonte. Na sede serão utilizados outros seis campos para a realização das rodadas: São Remo, AACC, AABB, Mangold Hansen (Botafogo), CT do Marechal EC/ Projeto Alma e estádio Valdir Schneider, que irá receber as rodadas noturnas nas sextas-feiras, e todas as partidas a partir das quartas-de-final.
As rodadas serão sempre em dois jogos. Na sexta-feira, o primeiro jogo terá início às 18h45. Aos sábados e domingo, a preliminar será marcada para às 13h30, sempre com 15 minutos de tolerância. O horário, apesar de não ser o mais adequado, se faz necessário em razão da competição ser disputada durante boa parte no inverno.
Uniformes
Com relação ao fardamento das equipes, que será bancado pelos patrocinadores, Cristiano Bortolon, proprietário da Jaclani Esportes, fábrica que irá confeccionar os materiais, entregou a cada representante o modelo das camisas. Na frente, irão aparecer as marcas dos patrocinadores: Prefeitura de Marechal Rondon, Cerveja Colônia, Liga Rondonense de Esportes, Jaclani Esportes, Cercar e Sicredi. Atrás e nas mangas, as equipes poderão colocar até seis patrocínios extras. Bortolon informa que o prazo para apresentar quais as marcas das empresas que irão na camisa é o dia 17 de maio.
Grupamentos, fórmula de disputa e Torneio Início
Com 18 equipes inscritas, a fórmula de disputa não teve muita discussão, com duas propostas sendo analisadas. Por fim, ficou definido que serão formadas duas chaves com nove equipes. Na 1ª fase, elas jogarão entre si, em turno único, avançando os oito primeiros para as oitavas-de-final. Nesta etapa, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 8º colocado do Grupo B e assim por diante, em jogos de ida e volta, com vantagem de dois resultados iguais para os quatro primeiros de cada grupo. Desta maneira, não haverá prorrogação e nem disputa por pênaltis. O mesmo acontece nas quartas-de-final, semi e final.
O Torneio Início da 2ª Copa Colônia/ Prefeitura de Marechal Rondon de futebol amador será realizado no dia 9 de junho, nos dois campos do CT do Marechal EC/ Projeto Alma. Cada grupo jogará entre si, em jogos mata-mata, e o campeão de cada chave irá ganhar um ponto na classificação da 1ª fase. No fim, os dois vencedores disputam o troféu do Torneio Início.
Veja como ficaram os grupamentos:
Grupo A
|
Grupo B
|
AACC
ACJC
Assemar
Botafogo
Loteamento Augusto
Nacional
Porto Mendes
São Remo
Sooro
|
3AC
AABB
Aimoré/ São Cristóvão
Corinthians de Margarida
Conceito em Revista
DJ Esporte Clube
Marechal EC/ Olhonabola
Novo Horizonte
Tintas Acquacor
|
Os quatro novos times serão sorteados para saber em quais grupos entrarão.
Para quem ainda não conferiu, segue a relação de jogadores que estão na lista: