A região oeste do Paraná terá um representante a menos na disputa da Chave Ouro 2013. Nesta quinta-feira (31/01), encerrou o prazo de confirmação das equipes com direito de disputar a elite do futsal paranaense neste ano, e das 16 equipes que estavam aptas a participar, apenas o Toledo Futsal não enviou a documentação necessária para a Federação Paranaense de Futsal (FPFS).
Com problemas financeiros desde o ano passado, quando perderam vários atletas durante a competição e por pouco não foi rebaixado, os toledanos não conseguiram melhorar a situação para este ano.
Desta maneira, a Chave Ouro 2013 será disputada por 15 equipes: Copagril, Cascavel, Maringá, Umuarama, Foz/ Cataratas (ex-Unipa), Guarapuava, Ponta Grossa Futsal, Quedas Futsal, Pato Futsal, Marreco /Francisco Beltrão, São Lucas/ Paranavaí, Associação Cascavelense de Futsal (ex-Corbélia) e Campo Mourão, além das duas equipes que subiram da Chave Prata, Ivaí e Foz Futsal.
Como ficou acertado no pré-arbitral, realizado em Marechal Rondon no mês de dezembro, a Federação não poderá convidar outra equipe para ocupar a vaga do Toledo. Tal convite só seria feito caso Ivaí e Foz Futsal, que vieram da Prata, não disputassem a elite do salonismo estadual.
No dia 16 de fevereiro acontece o arbitral da Chave Ouro, em Cascavel, onde será divulgada a tabela da competição, que inicia um mês depois, dia 16 de março.
A fórmula de disputa será a mesma, com as 15 equipes jogando em turno único, realizando 14 partidas cada. Os 12 primeiros avançam à 2ª fase, que será composta por dois grupos de seis times. Estes jogarão dentro de suas chaves, em turno e returno, avançando os quatro primeiros para as quartas-de-finais.
As fases mata-mata serão disputadas em sistema de play-offs, com o classificado podendo ser definido em dois ou três jogos.