Um personagem que fez parte da história do nosso futebol profissional esteve de volta a Marechal Rondon neste de semana. O técnico Miltão do Ó, que trabalhou por 10 anos no futebol de base e amador, além de um ano como comandante da equipe profissional do Marechal Esporte Clube, nos anos 90, visitou ex-companheiros e amigos, como o presidente do clube na época, Valmor Klein, o Baio. Ele esteve presente no 6º encontro da AAPP, no sábado (17/12), e assistiu a decisão do Campeonato Regional no domingo (18/12), no estádio Valdir Schneider, local que por muitos anos foi sua segunda casa.
Miltão, que está ausente do futebol há quase dois anos, se recuperando de um problema no joelho, trabalhou pela última vez como treinador no Naviraiense, do mato Grosso do Sul. Desde então, fixou moradia em Curitiba, onde também moram seus dois filhos. O mais novo, o ex-zagueiro Miltinho do Ó, que atuou no Paraná Clube, Fluminense e encerrou a carreira há dois anos no Trofense, de Portugal, hoje trabalha nas categorias de base da equipe paranista e deverá ser o auxiliar técnico do time principal em 2012. O mais velho, Marcelo do Ó, também era zagueiro e jogou com seu pai nos tempos de Clube Recreativo Esportivo Cultural Concórdia, que depois passou a se chamar Concórdia S/A Esportes e por fim Marechal EC, foi outro que iniciou carreira de treinador e, segundo Miltão, também deverá trabalhar no Paraná Clube.
Miltão diz que gosta muito de Marechal Rondon, e aceitaria sem problemas um convite para voltar a cidade caso um time profissional fosse criado. A única lamentação do técnico é não ter tido a oportunidade de dirigir uma equipe de expressão do futebol brasileiro.