A equipe Atacar/ Unipar/ Toledo/ Volvo/ Oi de Handebol em Cadeira de Rodas disputará o 1º Campeonato Sul-Americano de HCR, a ser realizado no ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas, entre os dias 7 e 12 de dezembro. Comissão técnica e jogadores estão confiantes na conquista de mais um título. Entre eles estará o rondonense Ronaldo Gonçalves, que já conquistou vários títulos pela equipe toledana.
Os treinamentos estão seguindo os mesmos métodos adotados na preparação para o Campeonato Paranaense de HCR, em que o time venceu as quatro categorias que disputou, sagrando-se campeã após a última etapa, realizada em Toledo no mês de outubro.
De acordo com a técnica Mariane Borges, a equipe está concentrada. “Estamos corrigindo os últimos detalhes técnicos e táticos observados nas competições anteriores”.
No Sul-Americano, o time disputará as categorias HCR4 feminino, HCR4 misto e HCR4 masculino A. As vagas foram obtidas com a conquista do Bicampeonato Brasileiro de Equipes e dois segundos lugares. A equipe será a única a representar o Paraná na competição.
A competição terá participação de equipes da Argentina, Bolívia, Chile, além das brasileiras Atacar/ Unipar/ Volvo/ Oi, de Toledo/PR, Clube Roda Solta, Itajaí/SC, PMERJ, Rio de Janeiro/RJ e Unicamp/Adeacamp, Campinas/SP, nas modalidades HCR7 e HCR4 (masculino A e B, feminino e misto).
Programação:
07/12, quarta-feira: 20h30 – Abertura;
08 e 09/12, quinta e sexta-feira: 9h30-19h30 – realização dos jogos;
10/12, sábado: 12h-18h – finais e premiação;
Conheça o HCR
O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) é uma adaptação do Handebol para a prática de pessoas com deficiência física. No Brasil, essa modalidade desenvolve-se desde 2005 e se expande por todo mundo, com iniciativas na Europa, América, Ásia e Oceania. O HCR é um esporte dinâmico que se assemelha em muito à sua versão convencional. As duas grandes diferenças são o deslocamento, que é feito em cadeira de rodas, e a redução da baliza, permitindo ao goleiro jogar em cadeira de rodas. É disputado em duas modalidades: HCR7 – que adapta as regras do handebol de salão, e HCR4 – que adapta as regras do handebol de areia. Maiores informações: www.hcrbrasil.com.br
Com informações unipar.br e hcrbrasil.com.br