A partir da Copa Mundial de 1970 que o regime militar se decidiu a empresariar o futebol, para explorá-lo politicamente, a partir do que passou a constituir um pasto fértil, que possibilitou manipulações de toda ordem, tráfico de influência, esbanjamentos de recursos públicos e privados, captação de contribuições de apostas no sistema de loterias, fraudes, corrupção, propostas milionárias para a contratação de jogadores e venda dos mesmos - como se fossem mercadoria ou escravos -, em suma, ocorreu aquilo que se convencionou denominar de “futebol milionário”, fator de alienação, sobretudo dos jovens. [1]
Brasileirão
Não tem como não se impressionar com as duas ultimas partidas do América-MG, mesmo sendo pouco provável que escape de ser rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro, as vitórias sobre Corinthians e Fluminense respectivamente deram certo animo para os mineiros do Coelho. “Existe milagre, vamos continuar jogando. Quando vacila, toma gol, mas suportamos muito bem a pressão e tivemos bons contra-ataques. Os jogadores colocaram isso na cabeça, de que não iam perder. É muito difícil vencer Fluminense e Corinthians lutando para ser campeão, mas conseguimos", comentou o técnico Givanildo de Oliveira.
Regional
Até aqui tudo dentro do esperado, Botafogo mostrou força ao se classificar para as semifinais, com duas vitórias sobre Pato Bragado. São Remo venceu a primeira dentro dos domínios santarosense, AABB também buscou três pontos em Mercedes e Quatro Pontes como sempre muito forte em casa, venceu o Corinthians agora joga por um empate em Margarida.
Futsal
Parabéns a equipe da Laborde Tintas/Jaclani Esportes pela conquista nos jogos do SESC. Parece-me que esse título era perseguido há algum tempo e veio a coroar a persistência dos rondonenses.
Já no Troféu Difusora/Agrícola Horizonte as coisas esquentaram. Na verdade fala-se muito em jogar por amizade e coisas afins, mas o publico gosta mesmo é de ver o “circo pegar fogo”. Foi possível perceber pelo grande número de pessoas que prestigiaram os confrontos que definiram os finalistas. A rivalidade deve existir, e quanto tem uma dose de moderação tudo fica bem. Abraço a todos!
Autor: Mário Kennedi Ferrari