O Parque de Exposições Álvaro Dias foi palco no sábado (01/10), de grandioso evento destinado especialmente para a terceira idade de Marechal Cândido Rondon. A 1ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos contou com a participação de cerca de 800 idosos que integram 16 clubes do município rondonense. O atrativo teve a finalidade de oportunizar a integração e a amizade entre os participantes dos clubes da sede e do interior. Por conta disso, a iniciativa partiu da prefeitura, por intermédio das Secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer, além da Unioeste - Colegiado de Educação Física e Sesc (Serviço Social do Comércio).
Conforme a secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, as competições organizadas promoveram o desporto por meio de jogos em várias modalidades recreativas, esportivas e culturais, oportunizando aos participantes uma maior vivência em competições, além de propiciar o desenvolvimento integral da pessoa como ser social e participativo, contribuindo para a promoção da saúde. “A programação dos jogos contou com diversas competições e o clube que mais se destacou foi o Clube de Idosos Sempre Alegre de Vila Curvado. No entanto, parabenizo e agradeço a todos que participaram e fizeram a diferença neste evento dedicado especialmente para a terceira idade rondonense”, pondera Maria Cleonice.
Atividades
Diferentes modalidades coletivas foram disputadas durante todo o sábado como gincana mista, corrida de revezamento, voleibol gigante misto, bolãozinho de mesa feminino, dança de salão (xote, tango e valsa), canastra, dominó livre, bocha 48 masculino e trilha ou moinho. A prática de modalidades individuais ainda englobou o lançamento de argolas, peso, dardo e arremessos de lance livre (basquetebol), no masculino e feminino, além de gincana que contou com seis provas em forma de circuito. As atividades aconteceram nas dependências do Centro de Eventos I e II, arredores, Pavilhão do CTG, Café Colonial e bosque do parque de exposições. Além disso, os idosos tiveram a oportunidade de fazer exames de glicemia, triglicerídeos e verificar a pressão através do atendimento feito por uma equipe da saúde organizada pelo Sesc. Os classificados do primeiro ao terceiro lugar foram premiados com troféus e medalhas.
O presidente do Clube Paz e Amor, Plínio Geib, comenta que “foi uma oportunidade muito boa. Já participei de jogos regionais realizados em Rondon, mas parabenizo pela iniciativa de fazer uma competição municipal. Todos os integrantes ficaram felizes e o nosso clube está de parabéns porque conquistou várias medalhas”.
Guilherme Böhlke, presidente do Clube Amizade, que é o maior clube e o primeiro a ser fundado no município ressalta que “foi uma iniciativa muito louvável por parte da Assistência Social e parabenizo a toda equipe. A participação foi excelente, pois dos 16 clubes apenas um não participou por motivo de força maior. O que vale é a participação e depois se pensa em premiação e deixou de ganhar quem não foi. Ajuda na qualidade de vida dos idosos e por isso os jogos devem ter continuidade”.
assessoria de imprensa prefeitura de Marechal Rondon