Já imaginou disputar uma competição na qual sua equipe perde todos os jogos e não seja rebaixado? Pois esta será a fórmula de disputa da Chave Ouro de Futsal, aprovada pelos representantes dos clubes neste sábado (15/02), durante o arbitral realizado na sede da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Rondon.
O formato se deve ao fato da principal competição do salonismo estadual ter seu número de equipes reduzido de 15, em 2013, para apenas em 2014. Das 16 equipes credenciadas a participarem do certame, três delas não vão participar da competição: Foz Futsal, Quedas Futsal e Pato Branco. A Associação Cascavelense de Futsal, outro clube que poderia ficar de fora, enviou representante e está confirmado ao lado da Copagril, Cascavel, Umuarama, Keima Futsal/ Ponta Grossa, Maringá, Campo Mourão, Marreco Futsal/ Francisco Beltrão, Foz Cataratas, Guarapuava e São Lucas/ Paranavaí, além de Ampére e Clevelândia, campeão e vice da Chave Prata em 2013, respectivamente.
Desta maneira, a fórmula de disputa sofreu uma pequena alteração. Assim como em 2013, as 13 equipes vão se enfrentar em turno único na 1ª fase, mas apenas 10 times avançam para a 2ª fase, na qual serão formadas duas chaves com cinco equipes. Estas jogarão em turno e returno dentro de seu gruo, passando os quatro melhores para as quartas-de-final, disputa em sistema de play-off, assim como a semifinal e final. Nesse formato, os finalistas farão entre 26 e 29 partidas. Os três últimos colocados na 1ª fase encerram sua participação na Chave Ouro 2014, mas tem presença garantida em 2015, pois não haverá rebaixamento. Com as duas equipes que deverão subir da Chave Prata, a ideia é fazer com que a Chave Ouro do ano que vem volte a contar com 15 clubes.
A 1ª rodada da Chave Ouro está marcada para daqui um mês, dia 15 de março. A tabela completa deverá ser divulgada pela FPFS dentro de uma semana. Ficou decidido ainda que não haverá paralisação na Copa do Muno, exceto quando a seleção brasileira jogar em um sábado, o que deverá acontecer nas fases eliminatórias do Mundial. A previsão dos dirigentes é que o campeão paranaense de 2014 seja conhecido em meados de novembro.