Municipal
Temos no mínimo um problema de difícil solução no nosso campeonato. No caso de uma equipe se utilizar de um atleta irregular durante uma partida. Primeiramente vejamos o que diz o regulamento do campeonato:
Art.10 - A equipe que fizer uso em qualquer partida do Campeonato, de atleta que não esteja devidamente inscrito, ou sem condições de jogo, perderá os pontos da partida, e o placar da partida será computado como 01 X 00, caso tenha sido vencedora, ou se o jogo tiver terminado empatado; se for a perdedora do jogo, prevalecerá o placar final da partida. Além da perda do jogo, a equipe terá ainda de pagar uma multa administrativa no valor de R$ 100,00 (cem reais) por atleta irregular, junto à LRE. Se a partida for a segunda de alguma fase de eliminatória, equipe infratora será considerada perdedora da fase.
Art.15 - Os casos referentes à Justiça Disciplinar Desportiva serão julgados em primeira instância pela Junta de Justiça Desportiva da Liga Rondonense de Esportes, com base neste Regulamento e também no Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Agora devemos recorrer ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva: Art. 84. § 4º Não caberá pedido de impugnação no caso de inclusão de atleta sem condição legal de participar de partida, prova ou equivalente.
Fica a pergunta: - O que tem maior valor, o CBJD ou o Regulamento do Campeonato? Na verdade esse problema não é de hoje e já ocorreu ano passado. Nos últimos julgamentos a Junta Desportiva não tem desprezado o CBJD, ao contrário, vem decidindo por ele.
A solução mais prática e simples seria o mesário responsável pelo jogo não permitir que atleta que não esteja devidamente aprovado pela Liga participe de qualquer partida. No entanto, hoje isso fica por conta das equipes e não da Liga. O que pode acontecer é que um time utilize um atleta irregular na última partida do campeonato e que posteriormente seja aplicado ao caso o CBJD e esse time fique sem punição. Podendo inclusive ser o campeão do certame.
O Gustavo Cunha me cobrou para falar sobre o amistoso entre Botafogo 2 x 3 Olho na Bola. Duas coisas valem a pena destacar; a vitória do Olho na Bola, pena que não foi pelo campeonato, por que essa ainda não aconteceu e a outra foi a segunda derrota seguida do Fogo em casa, sorte que a última não foi pelo campeonato.
Ops... ia me esquecendo, o dito Guto Chulapa, pediu inúmeras vezes para o juiz acabar o jogo, será que ele pensou que estava jogando na altitude? Ou não tinha mais fôlego?
Um abraço a todos e que Deus nos proteja sempre!
Autor: Mário Kennedi Ferrari