A elite do voleibol feminino paranaense na categoria infanto-juvenil (classe 97) esteve em Marechal Rondon nos últimos dias. Na quinta-feira (28/03), o técnico Claudemiro dos Santos, o Miro, recebeu no ginásio do Colégio Martin Luther 18 atletas pré-selecionadas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções, que acontecerá na cidade Chapecó, em Santa Catarina, entre 21 e 27 de abril.
As atletas, oriundas de oito cidades paranaenses (Marechal Rondon, Maringá, Cascavel, Medianeira, Telêmaco Borba, Rolândia, Ponta Grossa e São José dos Pinhais), foram avaliadas em uma série de treinamentos até sábado (30/03), e lutarão por 11 vagas na equipe que irá viajar a Santa Catarina. A levantadora rondonense Bianca Dezordi, que está em Saquarema (RJ) treinando com a seleção brasileira da categoria, já está confirmada pelo técnico Miro entre as 12 jogadoras que irão representar o Paraná na competição.
De acordo com o técnico, a seleção deste ano tem condições de melhorar a colocação obtida em 2012, quando ele também era o comandante do selecionado paranaense. “O objetivo inicial é se manter na 1ª divisão, mas vamos trabalhar para conseguir um resultado melhor que no ano passado, quando a equipe estava bem preparada e perdemos apenas um jogo, por 3 a 2, mas ficamos em 5º lugar. Espero que isso sirva de lição para essa nova seleção e que possamos ao menos chegar entre os quatro este ano”, comentou.
Segundo Miro, esta nova equipe irá atuar de maneira diferente em relação ao time que foi ao Rio de Janeiro. “São seleções diferentes, ano passado tínhamos duas meninas de seleção brasileira, que eram diferenciadas e contribuíam nas horas decisivas. Este ano temos uma equipe com características bem diferentes, então vamos apostar em alguma táticas que estamos tentando preparar no volume de jogo. É uma equipe que não tem meninas que decidem o tempo todo, mas é um grupo que mantém uma regularidade durante o jogo todo, que erra pouco, o que é importante também. E por errar menos pode nos deixar mais seguros na competição”, comparou.
O treinador analisou também a presença das rondonenses, com as quais trabalha no dia-a-dia, na equipe. “Acredito que elas terão uma participação importante. Temos a Bianca, que está treinando com a seleção brasileira e nem vai treinar conosco, mas já está entre as 12, que é uma menina que já vivenciou o Brasileiro ano passado e já sabe da nossa filosofia de trabalho e isso facilita. Em relação às outras três meninas (Taís, Larissa e Sabrina), acredito que irão brigar para ficar entre as 12 e por conhecerem nosso trabalho já sabem a maneira como dirijo a equipe e o que tenho como prioridade, e isso vai facilitar um pouco e nos ajudar no campeonato”, afirmou.
No dia 12 de abril, as 12 atletas que disputarão o Brasileiro irão se apresentar novamente ao técnico Miro e seus auxiliares, Alex Paiva e Kelly Medeiros, provavelmente em Marechal Rondon, para finalizar a preparação visando o Campeonato Brasileiro. A lista das convocadas deve ser divulgada esta semana.
Confira a relação de atletas que estiveram em Marechal Rondon na seletiva da seleção paranaense.
Nicole Fontanelli – Amavolei – Levantadora
Sabrina Gomes – Marechal Rondon – Levant./Oposta
Natalia Azevedo – Cascavel – Líbero
Mirian Silva – Amavolei – Líbero
Ana Claudia Manfrin – Medianeira – Central
Thaynara Godoi – Medianeira – Central
Alexia Hubner – Telêmaco Borba – Central
Larissa Foster – Marechal Rondon – Ponta/Central
Mariana Schuster – Rolândia – Central
Georgia Cattani – Telêmaco Borba – Ponta
Ana Paula Moreira – Medianeira – Ponta
Verena Bortolanza – Medianeira – Ponta
Amanda Lebioda – Ponta Grossa – Ponta
Yonella Pereira – São José dos Pinhais – Oposta
Taís Peruci – Marechal Rondon – Ponta/Oposta
Isabeli Bortolanza – Telêmaco Borba – Ponta/Oposta
Isabelle Bittar – Telêmaco Borba – Levantadora
Beatriz de Carvalho - Amavolei Oposta