Triatletas da região e a Secretaria de Esporte de Marechal Cândido Rondon planejam uma competição inédita na Costa Oeste, um triathlon Short em Porto Mendes.
Como um dos passos iniciais da organização do evento, nesta quinta-feira (02/02) três atletas reconheceram o percurso a fim de definir se o local comporta a competição.
Gilmar Hinkel, Lorival Amaro Barbosa e Renato Hinkel realizaram as três provas a fim de medir os trajetos e verificar a possibilidade do triathlon. “As condições são perfeitas, o espaço é excelente e comporta a competição”, revela Gilmar.
Conforme relata Gilmar, houve a ideia da realização da prova pelos atletas depois de uma visita a Porto Mendes, onde o mesmo nadou e percebeu um espaço ideal para o evento.
Em contato com a Secretaria de Esporte, iniciaram-se os primeiros planejamentos. “Este foi o primeiro passo, agora basta organizar”, revela ao explicar que ainda há muitos detalhes a serem definidos.
Triatlhon
Mas, a princípio, o competidor revela que será um Triathlon Short, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. “Será o primeiro Triatlhon do Lago de Itaipu, uma prova de elite, que vai reunir competidores de todo o Paraná e alguns convidados de fora”, explica.
A organização imagina que é possível reunir mais de 50 competidores. “Teremos duas modalidades, a individual dividia por categorias de idades, e ainda em trio, com revezamento, ou seja, um atleta nada, outro corre e outro pedala”, detalha.
Inicialmente Gilmar conta que foi definido que o Triathlon terá medalhas para todos os participantes, troféus para os cinco primeiro colocados no geral e prêmios em dinheiro, com valor a ser definido, para os três melhores classificados de cada categoria. “Ainda tem uns 60 dias para organizar e para os atletas se prepararem”, reforça.
Divulgar
O objetivo da competição é aproveitar a estrutura que possui o balneário de Porto Mendes para incentivar o esporte e ainda divulgar a Costa Oeste. “Nosso desejo é que esta competição possa ser colocada no calendário do município, como em Caiobá”, almeja.
Os atletas, que participam de provas em vários cantos do país, enxergam na região um local com infraestrutura adequada, que pode se tornar uma referência no esporte. “A gente pensa ainda em fazer depois um circuito da Costa Oeste, abrangendo outros municípios, como Santa Helena, Entre Rios”, cita.
Texto e fotos: O Presente