Acabou no sábado (09/07) a fase final dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (JEP’S), definindo todos os representantes do Estado para as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A competição nacional será em João Pessoa (Paraíba), de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, ainda a ser confirmada, de 2 a 11 de dezembro, para os de 15 a 17 anos, nos dois sexos em ambas as categorias. O futebol e vôlei de praia, entretanto, não fazem parte da programação das Olimpíadas Escolares.
Participaram da fase final dos Jeps, iniciada na noite de sexta-feira (01/07), mais de 9.500 alunos, em seis sedes: Carambeí, Castro, Curitiba, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi. No ensino regular foram disputadas 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) disputaram atletismo, bocha, futsal, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
“Percebemos que o interesse pelos Jogos Escolares do Paraná tem aumentado desde que o Rio de Janeiro foi escolhido para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Isso ajuda a nossa competição, levada com mais seriedade a cada edição. Em retribuição, o Governo do Estado vai oferecer mais condições aos atletas, em termos de preparação e permanência no Estado, com o lançamento do programa Paraná Talento Olímpico e Paraolímpico. Será uma bolsa-esporte àqueles que mais se destacam nas diversas modalidades praticadas no Estado”, anuncia o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman.
Com a disputa da fase final, os campeões dos Jeps nas modalidades coletivas, tênis de mesa e xadrez completaram uma longa trajetória, iniciada com o ano letivo, incluindo três fases anteriores: a municipal, nos 399 municípios do Paraná; a regional, nos 32 núcleos regionais de Educação; e a macrorregional, em oito sedes. Muitos também participaram de uma seleção intraescolar, em mais de três mil estabelecimentos de ensino públicos e privados, para a formação das equipes.
Todas as modalidades do ensino regular foram disputadas em quatro categorias nos dois sexos, as exceções da ginástica rítmica, só no feminino, e do taekwondo, apenas para a Classe A (15 a 17 anos). Na fase final, Ponta Grossa foi sede de seis modalidades (basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação e xadrez), Curitiba, de três (atletismo, bocha e goalball), com duas modalidades participaram Carambeí (vôlei e vôlei de praia), Castro (futsal e tênis de mesa) e Tibagi (judô e taekwondo), e com uma, Palmeira (futebol).
Frentino Sackser é campeão no basquete MA
Das cinco equipes de Marechal Rondon que disputaram a fase final dos JEP’S, todas chegaram entre os quatro primeiros e três trouxeram medalhas para casa.
No voleibol MA, o Ceretta perdeu a decisão de 3º lugar para o Dom Bosco Ahú, de Curitiba, por 3 a 0, e no futsal MB o Cristo Rei foi derrotado pelo Alfa, de Foz do Iguaçu, por 3 a 1,e também terminou em 4º lugar.
A medalha de bronze veio com o voleibol FA do Martin Luther, que venceu o Marcelino Champagnat, de Londrina, por 3 a 2. Já o FB do Martin Luther acabou derrotado na final pelo Nossa Senhora do Sion, de Curitiba, por 3 a 0, e ficou com a prata.
Mas como prêmio pelo ótimo desempenho dos rondonenses, o basquete MA do Frentino Sackser venceu na decisão o Geração, de Astorga, por 64 a 51, e ficou com o título. O time comandado por Marcelo Goes irá agora representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa (PB), entre os dias 2 e 11 de dezembro.
Além das coletivas, Marechal Rondon conquistou duas medalhas no ciclismo. No FA, a atleta Daiane Inhoatto ficou com o bronze na prova circuito, defendendo as cores do Colégio Eron Domingues. Já no MA, os atletas Jonatan Faria, e Eduardo Leismann, do Colégio SESI, ficaram com a prata no revezamento.
Confira a colocação de todos os rondonenses na fase final dos JEP’S:
Basquete
Masculino A
1.º – CE Frentino Sackser – Marechal Cândido Rondon
2.º – E Geração – Astorga
3.º – CE Marechal Rondon – Campo Mourão
Futsal
Masculino B
1º – C São Francisco Xavier – Maringá
2º – C Londrinense – Londrina
3º – C Alfa – Foz do Iguaçu
4º Cristo Rei – Marechal Cândido Rondon
Vôlei
Feminino A
1.º – C NS de Sion – Curitiba
2.º – C Regina Mundi – Maringá
3.º – C Martin Luther – Marechal Cândido Rondon
Feminino B
1.º – C NS de Sion – Curitiba
2.º – C Martin Luther – Marechal Cândido Rondon
3.º – C Regina Mundi – Maringá
Masculino A
1.º – C Regina Mundi – Maringá
2.º – C Neo Master – Ponta Grossa
3.º – C Dom Bosco Ahú – Curitiba
4º - Ceretta - Marechal Cândido Rondon
Ciclismo
Feminino A
1.º – Sesi – Londrina
2.º – C Paroquial NS do Carmo – Paranavaí
3.º – CE Eron Domingues – Marechal Cândido Rondon
Masculino A
1.º – Sesi-CIC – Curitiba
2.º – Sesi – Marechal Cândido Rondon
3.º – Sesi – Rolândia
com informações jogoscolegiais.pr.gov.br