Três partidas definiram nesta quinta-feira (22/05), os demais semifinalistas do 38º Troféu Difusora/ Copagril de Futsal. Após a classificação de Nova Santa Rosa na terça-feira (20), agora foi a vez de Cataratas Empreendimentos, Santa Helena e Pato Bragado seguirem na luta pelo título e pelo prêmio de R$ 4 mil que será entregue ao campeão.
No distrito de Porto Mendes, um confronto dramático entre Cataratas Empreendimentos/ Jaclani Esportes/ Laborde Tintas e Maconsti Iguiporã/ Gambá Armações/ Panificadora Degraus premiou o grande público presente no ginásio. No fim, vitória da atual campeã na prorrogação, por 1 a 0, após empate em 3 a 3 no tempo normal. Quem saiu na frente foi a Maconsti. Aos 3’, Jove dividiu com Cabeção e chutou na trave. Na sobra, Henrique ficou sozinho para abrir o placar. A virada da Cataratas veio ainda na primeira etapa. Aos 10’, em cobrança de falta, Rafa Kerber encontrou Amarelinho posicionado ao lado da trave: 1 a 1. Um minuto depois, após roubada de bola no ataque, Kerber deixou de calcanhar para Amarelinho, de frente com Taido, fazer o segundo.
Aos 2’ do segundo tempo saiu o terceiro. Após passar por Taido, Amarelinho faria o terceiro, mas a bola bateu no braço de Jove em cima da linha. Pênalti e expulsão do atleta da Maconsti, que já tinha amarelo. Rafa Kerber bateu firme e ampliou (assista na página inicial). Sem desistir, o time de Iguiporã começou a reagir aos 4’ em cobrança de falta de Mané que entrou no canto direito de Cabeção. Aos 8’, o mesmo Mané saiu de quadra com torção no tornozelo e não voltou mais. O empate saiu aos 10’, com Paulo Roberto, que recebeu passe de escanteio de Xarola, teve tempo de dominar e bater sem chances para Cabeção: 3 a 3. Nos minutos finais era a Cataratas quem dominava as ações, com a Maconsti tentando os contra-ataques, mas o placar não foi mais alterado. Na prorrogação o cenário seguiu o mesmo, e a possibilidade de levar para os pênaltis parecia uma ótima alternativa para o time de Ronaldo Gonçalves, que estava muito desgastado fisicamente, enquanto a equipe do técnico Scharlão queria resolver logo a parada. E quando restavam apenas 30 segundos para o fim do tempo extra, conseguiu. Amarelinho cobrou escanteio e Maicon Schaffer apareceu na área para bater de esquerda e fazer o gol da classificação. Para aumentar o drama, 10 segundos depois Henrique acertou a trave. Fim de jogo e festa da Cataratas.
No segundo duelo da noite, a Basivil/ Porto Mendes/ Jaclani Esportes bem que tentou fazer a festa de sua torcida, mas Santa Helena estragou os planos e venceu por 7 a 3. Na primeira etapa aconteceu apenas um gol. Aos 15’, Adauto recebeu na esquerda, trouxe para o meio e mandou no ângulo de Vinicius. Após o intervalo, Santa Helena ampliou aos 6’ com Alexandro, que roubou de Assolan na entrada da área e mandou de bico. Aos 8’, Adauto mandou rasteiro no canto esquerdo: 3 a 0. A partir daí começou a reação da Basivil. Aos 9’, Cris Bortolon tabelou com Alexandre e descontou. Aos 16’, Alexandre colocou entre as pernas de Edson e bateu firme para fazer o segundo. Aos 17’, após vacilo defensivo de Santa Helena, Alexandre deixou Vanderlei Basi sem goleiro para empatar.
No embalo da torcida, a Basivil foi com tudo em busca da virada histórica, mas acabou deixando espaços atrás, e Santa Helena não perdoou. Aos 18’, Gabriel passou por Assolan na esquerda e chutou cruzado para recolocar os visitantes em vantagem. No desespero, a Basivil acabou errando e viu Santa Helena construir a goleada no fim com mais três gols. Primeiro, o goleiro Maico lançou com a mão, Alberto Lausch foi tentar tirar de cabeça e fez contra, mas o gol foi assinalado para o arqueiro santa-helenense. Depois, Edson mandou de sua própria área para o gol vazio. Para fechar, Cristhian tabelou com Alexandro e fez o sétimo.
Já no ginásio Bragadinho, a seleção de Pato Bragado Futsal teve trabalho para eliminar Quatro Pontes/ Grupo VS Climatize e avançar para a semifinal. No tempo normal, empate por 3 a 3. Anderson (2) e Chicquinho fizeram para os bragadenses, enquanto Jorge Mario (2) e Rodrigo marcaram para Quatro Pontes. Como ninguém marcou na prorrogação, a definição do classificado foi para os pênaltis, e aí quem levou a melhor foram os donos da casa, que venceram por 7 a 6.
Curiosamente, os quatro semifinalistas estiverem na mesma chave na 1ª fase, no Grupo A.
Confira os duelos da semifinal:
Pato Bragado Futsal x Nova Santa Rosa Futsal/ Frigorosa/ Construluz/ Opçãonet
Cataratas Empreendimentos/ Jaclani Esportes/ Laborde Tintas x Santa Helena
Programação: