Dirigentes de oito equipes e representantes da Radio Difusora e Associação dos Árbitros Rondonenses (AAR) se reuniram nesta terça-feira (11/03), no congresso técnico que definiu como será o 38º Troféu Difusora/ Copagril de Futsal, que terá sua rodada de abertura no dia 1º de abril.
Estiveram presentes na reunião dirigentes dos municípios de Mercedes, Ouro Verde do Oeste, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e Nova Santa Rosa. De Marechal Rondon duas equipes estão confirmadas, a atual campeã Cataratas Empreendimentos/ Laborde Tintas e o Sindicato dos Trabalhadores. Ficou acertado que será dado o prazo até o dia 21 de março para que mais equipes possam se inscrever no campeonato mais tradicional de futsal do oeste paranaense.
A fórmula de disputa também está confirmada. Caso permaneçam estas oito equipes, ou mesmo se o número chegar a nove, serão formadas duas chaves, com os três primeiros de cada grupo passando para uma segunda fase de grupos, com três equipes cada. Se pelo menos duas equipes entrarem na competição e o número foi igual ou superior a 10, serão formadas também duas chaves, mas avançando quatro times para o mata-mata.
O sorteio dos grupamentos ficou assim:
Grupo A
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Grupo B
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Cataratas Empreendimentos/ Laborde Tintas
Nova Santa Rosa
Pato Bragado
Mercedes
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Sindicato dos Trabalhadores
Ouro Verde do Oeste
Entre Rios do Oeste
Quatro Pontes
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Também por sorteio, ficou estabelecido que a primeira equipe que vier a se inscrever irá para o Grupo B, a segunda para o Grupo A e assim por diante.
Os confrontos da 1ª rodada também foram definidos. No Grupo A a atual campeã Cataratas enfrenta Nova Santa Rosa, e Pato Bragado encara Mercedes, enquanto no Grupo B jogam Sindicato dos Trabalhadores x Quatro Pontes e Ouro Verde do Oeste x Entre Rios do Oeste.
Premiação
O principal pedido feito pelas equipes para os patrocinadores, nesta questão capitaneados pelo representante de Nova Santa Rosa, Edson Góis, é que o Troféu Difusora/ Copagril de Futsal volte a premiar os quatro primeiros colocados também em dinheiro, e não apenas com troféu e medalhas, como aconteceu nos dois últimos anos. Com isso atletas e dirigentes voltariam a se motivar mais com a disputa da competição.
A ideia proposta pelas próprias equipes é que a inscrição, que custaria R$ 750,00, passasse a ser no valor de R$ 1.500 por equipe. Esse dinheiro a mais (no caso de oito equipes seriam R$ 6 mil), seria usado para premiar os quatro primeiros colocados. A ideia é chegar a 10 equipes (R$ 7,5 mil), e desta maneira o campeão ficaria com R$ 4 mil, o vice com R$ 2 mil, o 3º lugar com R$ 1 mil e o 4º colocado com R$ 500,00.
Desta forma, as empresas patrocinadoras não teriam gastos extras e continuariam pagando apenas a taxa de arbitragem, no valor de R$ 280,00 por partida, troféus e medalhas.
A proposta foi levada aos patrocinadores e a questão ficou assim decidida:
Taxa de inscrição + arbitragem de toda a competição: R$ 1.500,00 por equipe
Com 8 equipes: Premiação oferecida de R$ 6.000,00 (1º lugar: 3.000,00, 2º lugar: 2.000,00, 3º lugar: 1.000,00)
Com 9 equipes: Premiação oferecida de R$ 6.750,00 (1º lugar: 3.000,00, 2º lugar: 2.000,00, 3º lugar: 1.250,00 e 4º lugar: 500,00)
Com 10 equipes ou mais: Premiação oferecida de 7.500,00 (1º lugar: 4.000,00, 2º lugar: 2.000,00, 3º lugar: 1.000,00 e 4º lugar: 500,00)
Campeão: Troféu e medalhas (ouro)
Vice-campeão: Troféu e medalhas (prata)
3º lugar: Troféu e medalhas (bronze)
4º lugar: Troféu
Artilheiro: Troféu
Goleiro menos vazado: Troféu
Melhor técnico: Troféu
Ginásios
Os municípios de Pato Bragado e Ouro Verde do Oeste, são os únicos além de Marechal Rondon que possuem o laudo do Corpo de Bombeiros liberando seus ginásios para jogos. Quando mandantes, eles terão que pagar a taxa de locomoção da arbitragem, no valor de R$ 45,00 e R$ 70,00, respectivamente. Os demais jogos serão disputados nos ginásios da Vila Gaúcha e Ney Braga, em Marechal Rondon.
Prazo
Até o dia 25 de março, uma semana antes da 1ª rodada, as equipes terão que entregar a ficha de inscrição com a relação de no mínimo sete atletas. Inscrições de novos jogadores poderão ser feitas até o último jogo da equipe na 1ª fase, até o limite de 15 nomes.