Aconteceu nesta sexta-feira (17/01), na sede da Liga Rondonense de Esportes (LRE), o pré-arbitral do Campeonato Municipal de futebol amador 2014. No encontro, o presidente Marilton Barcé e demais membros da direção da entidade que organiza a competição se reuniram com representantes de algumas das equipes que disputarão a competição deste ano para começar a definir algumas ideias relacionadas ao certame.
Até o momento o Municipal tem 15 equipes pré-confirmadas: São Remo, atual campeão, Clube Lira, Assemar, Tintas Acquacor, Palmeiras de Ajuricaba, Grêmio Aimoré, Corinthians de Margarida, 3AC, AABB, AACC, Loteamento Augusto, DJ Esporte Clube, Novo Horizonte, além do Botafogo, que deverá formar duas equipes. A participação do EC Guarani ainda deverá ser definida.
Em relação a 2013, cinco equipes não jogarão a edição deste ano: Sooro, Porto Mendes, Olhonabola, Sigilus Alarmes e Nacional.
Confira alguns dos principais tópicos abordados no pré-arbitral:
Premiação
Assim como aconteceu em anos anteriores, as melhores equipes não irão receber premiação em dinheiro. Este ano, porém, os quatro primeiros colocados no Municipal, além da equipe mais disciplinada, irão ganhar prêmios em carne e barris de chopp para a confraternização após o término da competição.
Patrocínios
Pelo segundo ano consecutivo os principais patrocinadores serão a Prefeitura de Marechal Rondon, que bancará toda a despesa com arbitragem, a Cerveja Colônia e a Cercar. A fábrica de materiais esportivos Jaclani Esportes e a Yamaha Moto Náutica são as empresas apoiadores que já estão confirmadas, enquanto a Sicredi falta ‘bater o martelo’.
Uniformes
Para 2014, as novas equipes entrarem na competição, ou as que jogaram em 2013 mas precisam ou querem fazer um novo jogo de uniforme, terão que desembolsar a quantia de R$ 500,00, do total de R$ 1,700.00 que custa um fardamento completo com 25 camisas, calções e meiões. Outros R$ 500,00 serão custeados pela própria Liga Rondonense de Esportes, enquanto R$ 700,00 será a parte do apoio da Jaclani Esportes, empresa oficial na confecção dos uniformes para o Municipal de Marechal Rondon.
Rifa
Também como ocorreu em 2013, novamente será feita uma rifa na qual o prêmio principal será uma moto 0km da Yamaha. Para este ano, contudo, houve uma mudança. Como a Yamaha Moto Náutica custeou o valor de R$ 3,800,00, e não o valor total da moto, as equipes terão que repassar a venda de 50 números ao valor de R$ 10,00 cada para a LRE, totalizando R$ 500,00. Para cada número vendido acima dessa quantidade, o clube ficará em 30% do valor.
Bolas e anuidade
Em decisão unânime, os representantes das equipes escolheram a bola da marca Kagiva para a competição deste ano. Cada bola custará R$ 80,00, dos quais R$ 30,00 serão repassados à LRE como uma espécie de apoio da empresa ao campeonato. Por outro lado, a equipe que atender a pedido do presidente Marilton Barcé a pagar a taxa anual de filiação no valor de R$ 350,00 antes do início do campeonato, irá receber como gratificação quatro bolas da Kagiva, que juntas somariam R$ 320,00 se compradas separadamente, quase o valor total da anuidade.
Gandulas
Para acabar com o problema da falta de gandulas nos jogos, a Liga Rondonense propôs que sejam ‘contratados’ jovens jogadores das escolinhas de futebol do município. O valor para quatro gandulas seria de R$ 80,00 em rodada dupla, e R$ 60,00 em rodada simples, valore estes que seriam cobrados das equipes mandantes das rodadas que ficariam responsáveis pela copa.
Lista de atletas
Uma ideia proposta pelo presidente Barcé em relação à lista de atletas é que cada equipe possa contar com no máximo quatro jogadores desta lista. A norma não se aplicaria a três equipes, São Remo, Botafogo e Corinthians, que têm quatro ou mais atletas na relação, e poderão inscrevê-los novamente, mas sem poder ‘contratar’ jogadores que estejam na lista. Caso queiram fazer isso, teriam que dispensar o número necessário para chegar a três nomes, e aí sim poder inscrever outro atleta relacionado. A Sigilus Alarmes, que também tem mais de quatro atletas, não deverá jogar o Municipal com este nome, e consequentemente estes jogadores estão liberados para jogar em outros clubes, contando como ‘da lista’. No caso da AABB, por exemplo, que tem quatro jogadores, seria preciso dispensar um jogador para ‘contratar’ outro.
Assim como no caso dos gandulas, esse tópico será debatido e definido no congresso técnico oficial da competição, marcado para o dia 31 de janeiro, às 19h30, também na sede da LRE, quando serão definidos todos os participantes e a fórmula de disputa. A ideia dos organizadores é que o Torneio Início aconteça até o terceiro final de semana de fevereiro.
Para quem ainda não viu a ‘lista’ de atletas selecionáveis para a edição 2014 do Municipal, basta acessar:
http://www.olhonabola.com.br/tabelas/54