O programa Rota do Esporte do Governo do Estado do Paraná e que tem a Secretaria do Esporte, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Paranacidade como idealizadores, foi lançado nesta terça-feira (13/08) na cidade de Foz do Iguaçu. O evento que marcou o pontapé inicial do projeto aconteceu no Centro de Convenções de Foz e contou com a presença do Vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, do secretário do Esporte Evandro Rogério Roman, do secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Junior e do Superintendente Executivo da Paranacidade Bley Lipski, além de secretários municipais e prefeitos de municípios paranaenses.
O projeto tem como objetivo destinar verbas para o financiamento para aquisição de veículos para o transporte de atletas; a aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários através do Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras (PROMAP II); e veículos que se enquadrem na regra do FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos).
O prazo total do contrato será de 60 meses a contar da data da assinatura, incluído 12 meses de carência. Será de responsabilidade do município a realização do processo licitatório. O modelo digital do Edital de licitação será disponibilizado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano. Os Municípios interessados devem encaminhar ofício de solicitação de financiamento à sede do PARANACIDADE, indicando os veículos desejados.
O evento de lançamento do Rota do Esporte ocorreu em paralelo a realização dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), que é a maior competição escolar da América Latina, o Centro de Convenções, local escolhido para o lançamento, serve durante os JEPs como Centro de Convivência para os atletas e técnicos.
Estiveram acompanhando o lançamento do Rota do Esporte professores de educação física, vereadores e secretários de esportes de 96 municípios paranaenses.
Durante a cerimônia de lançamento o secretário Evandro Roman exaltou o mais novo projeto do governo paranaense. “Essa é mais uma importante iniciativa de apoio ao esporte paranaense, com o Rota do Esporte iremos colaborar com os municípios nessa parte estrutural”.
Roman ainda colocou como fato positivo da administração do estado as parcerias entre as diversas secretarias, sempre buscando o melhor para o cidadão paranaense. “Hoje estamos lançando mais um projeto em parceria, desta vez com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mais temos outros órgãos do estado que colaboram com o esporte e isso é muito importante, pois podemos assim fazer o esporte ainda mais forte”.
O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, exaltou o lançamento do projeto, lembrando que é uma solicitação do governador Beto Richa o investimento no Rota do Esporte devido a uma demanda existente nos municípios do estado. Arns falou da importância que o esporte recebe no Estado do Paraná, “A Secretaria da Educação do Paraná investe 30 milhões de reais nos Jogos Escolares, um investimento que com certeza renderá no futuro do estado, pois ajuda no desenvolvimento e no crescimento pessoal das nossas crianças e adolescentes”.
O vice-governador Flávio Arns lembrou de outro importante projeto do Governo do Estado para o benefício do esporte. “Hoje lançamos o Rota do Esporte, mas o Governo do Paraná e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e do Esporte já são parceiras em outras iniciativas, como por exemplo, o projeto Meu Campinho, que irá apoiar os municípios na construção de 200 campos de futebol e quadras de vôlei em cidades paranaenses”.
Presente também no evento como um dos responsáveis pelo projeto Rota do Esporte, o secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Junior falou sobre a importância do lançamento. “É muito importante o estado estar presente no desenvolvimento dos municípios, hoje o Paraná conta com uma administração municipalista, estando presente em cada uma das 399 cidades paranaenses. Esse projeto irá colaborar com o desenvolvimento esportivo das cidades e com certeza ajudar no crescimento do esporte no Paraná”.
Segundo Ratinho Junior a Secretaria de Desenvolvimento Urbano criou o PROMAPI que irá destinar 84 milhões de reais para a modernização do maquinário e frotas dos municípios paranaenses, e após uma solicitação do Governador Beto Richa 10 milhões de reais do PROMAPI deverão ser utilizados no Projeto Rota do Esporte.
esporte.pr.gov.br