O 37º Troféu Difusora/ Copagril de Futsal já tem dono. Nesta terça-feira (18/06), a Cataratas Empreendimentos venceu a Seleção de Mercedes Futsal/ Loja Silva/ Rainha Supermercado por 4 a 2, no ginásio Ney Braga, em Marechal Rondon, e conquistou o título de um dos torneios mais tradicionais do salonismo regional. O 3º lugar ficou com Pato Bragado, derrotado pelo time campão na semifinal, em em 4º Nova Santa Rosa.
Com uma excelente campanha de cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 28 gols pró e apenas 10 contra, a Cataratas arrematou também os prêmios individuais. O artilheiro foi o pivô Marcio Lindner, o Amarelinho, que marcou três na decisão e somou oito no total, enquanto Cabeção foi o goleiro menos vazado.
O jogo
Diante de um grande público, em sua maioria torcedores de Mercedes que se deslocaram para Marechal Rondon, o duelo começou com o time rondonense se impondo em quadra. E logo a 1’05’’, a Cataratas abriu o placar com Osmarzinho Maionese, que completou de primeira o cruzamento de Mario Junior. A superioridade rondonense seguiu até a metade da primeira etapa, quando enfim Mercedes conseguiu equilibrar a partida e levar perigo ao adversário. As melhores chances vieram aos 13’, quando Enio ficou com a sobra na área, mas parou na excelente defesa de Cabeção, e aos 16’, com Augusto, que deu um lindo drible em Rafa Kerber, mas demorou para finalizar e foi travado pela defesa.
No início da segunda etapa, porém, Mercedes voltou ainda melhor, e em menos de cinco minutos virou o marcador. Logo aos 45’’, Augusto fez boa jogada pela direita e rolou para Bruno Back completar, em lance parecido com o do primeiro gol da Cataratas. Aos 4’27’’, o veterano Xoxa deu um lindo toque de calcanhar para Enio, que deixou perdida a marcação rondonense. De frente com o goleiro, o camisa 10 de Mercedes acertou um chute forte no canto esquerdo e foi para o abraço.
Mas a comemoração da torcida mercedense durou pouco. Logo depois, aos 5’06’’, Rafa Kerber cobrou lateral para dentro da área, onde Amarelinho estava bem posicionado para igualar o marcador e iniciar ali seu show particular. Pelos 10 minutos seguintes o jogo ficou truncado, com poucas chances de gol, até que aos 15’12’’, Bolha recebeu no meio da quadra e lançou para Rafa Kerber, que só ajeitou para Amarelinho chegar completando para as redes. No lance seguinte, aos 15’42’’, Amarelinho coroou sua atuação e sacramentou o título da Cataratas em grande estilo. Em contra-ataque iniciado por Bolha, o camisa 19 recebeu a bola e passou por três adversários, inclusive o goleiro Schwantes, antes de fazer um golaço.
Em seguida Mercedes tentou uma reação com Gauchinho como goleiro-linha, mas sem sucesso. Fim de jogo e festa do time rondonense no Ney Braga, que terminou com Osmarzinho levantando seu 8º título do Troféu Difusora, uma verdadeira lenda desta competição.
Ficha técnica - Cataratas Empreendimentos 4 x 2 Mercedes Futsal/ Loja Silva/ Rainha Supermercado
Local e data: ginásio Ney Braga - 18/06
Arbitragem: Miguel Pinheiro, Ademir Santana, Adriana Franzmann e Valnei Heidrisch
Cataratas: Cabeção, Osmarzinho, Rafa Kerber, Bolha, Amarelinho, Fabricio, Mario Junior, Thomas, Sidi, Maicon Schaffer, Djonatan, Cassiano, Alex e João Vitor. Técnico: Scharlão
Mercedes: Schwantes, Gauchinho, Alex Limberger, Enio, Everton, Augusto, Eder Schmidt, Bruno Back, Janeiro, Rogério, Xoxa, Eder Mensch, Dudu, Jandre e Jucimar. Técnico: Valdecir dos Santos
Gols: Osmarzinho (CE, 1’05’’), Bruno Back (M, 20’45’’), Enio (M, 24’27’’), Amarelinho (CE, 25’06’’), Amarelinho (CE, 35’12’’) e Amarelinho (CE, 35’42’’)
Personagens
No final da partida, o Olhonabola conversou com três integrantes da Cataratas que resumem muito bem o que foi a equipe nesta edição do Troféu Difusora: Amarelinho, destaque da final e artilheiro da competição; o fixo Osmarzinho Maionese, talvez o maior nome que este campeonato já viu, e o técnico Scharlão, que soube trabalhar e levar ao título uma verdadeira seleção rondonense. Veja o que eles disseram:
Amarelinho: “Montamos uma equipe escolhida a dedo. Nosso objetivo era o titulo, e aos poucos fomos nos entrosando no decorrer da competição. A final foi um jogo difícil, Mercedes tem uma molecada nova que têm um grande futuro pela frente, mas acho que prevaleceu esse nosso entrosamento, já que o time deles é bem mais novo. Uma final com três gols não é todo dia, então temos que aproveitar e comemorar muito, porque um título desses talvez não valha muita coisa financeiramente, mas para a gente que rala aqui dentro é muito importante guardar a medalha e poder mostrar para os filhos futuramente”.
Osmarzinho Maionese: “Vou jogar até quando Deus me der força. Essa minha vontade tenho que agradecer à minha família, que sempre me apoiou. Habilidade não tenho, mas vontade nunca me faltou e agradeço por isso. Quanto ao gol na final, tive a felicidade de bater bem na bola e fazer o primeiro gol e graças a Deus conseguimos a vitória e saímos campeões”.
Scharlão: “Temos que valorizar o time de Mercedes, assim como Pato Bragado na semifinal, porque nada foi fácil para nós. O Amarelo fez os gols na hora certa e o Cabeção também foi perfeito nas duas últimas partidas. Nossa equipe além de ser tecnicamente muito boa, é muito disciplinada e unida, e vamos ver se conseguimos manter a mesma base para o ano que vem. Em relação ao Osmarzinho, ele como jogador é bom, como pessoa é ótimo. Não é só o atleta, mas o cidadão Osmar. Ele é maravilhoso e merece tudo o que passou em sua vida como desportista”.
Artilharia: