Campeões
Tivemos a oportunidade de acompanhar dois jogos no domingo (13/05) pela televisão. O primeiro foi entre Manchester City x Queens Park Rangers. A partida foi tecnicamente muito fraca, mas compensou em emoção, pois foi triste ver os torcedores do City chorando quando o time perdia por 2 a 1, por que há 44 anos não eram campeões. Mas todos acreditaram até o final e foram coroados com uma vitória na garra e na vontade. Sem coração não seria possível. A retranca do adversário era forte demais e parecia insuperável. Só o futebol proporciona isso. À tarde assisti na companhia ilustre dos senhores Claudiomiro Arend e Arnaldir Borth a conquista do Gauchão 2012 pelo Internacional de Porto Alegre. Francamente, nem eles que são fanáticos vibraram com esse título.
Campeonato de Veteranos
Lá no Projeto Alma as coisas começam a se definir. Na categoria 30 anos, 3AC e Botafogo disputam ponto a ponto para ver quem é o único eliminado nessa fase, de nove classificam oito. Já na classe dos 40, a briga na rabeira também é acirrada – AACC, Nova Santa Rosa e Maripá são os ameaçados da degola.
Campeonato Municipal
Parece-nos que é preciso repensar sobre a rodada do Municipal com apenas um jogo. A grande reclamação da rodada dupla era a de que o primeiro jogo começa muito cedo e o sol forte prejudica o desempenho dos atletas. Porém, um jogo apenas traz poucas pessoas para assistir e fica chato de acompanhar. Poderíamos, então, procurar outra fórmula ou voltar à antiga. Imagine só uma situação, no caso de os clubes arcarem com a taxa de arbitragem, qual jogo deste Municipal que deu o retorno de vendas na copa para fazer frente a essa despesa? Algumas vezes temos que fazer escolhas e, infelizmente, em nossa opinião o lado financeiro fala muito alto nessa hora.
Sobre a eliminação do atleta do TFC, algumas coisas devem ser pontuadas. Algum tempo atrás já tínhamos nos posicionado que o melhor para a competição era a participação dos acadêmicos de Direito no julgamento dos jogadores e dirigentes. No entanto, o Núcleo de Práticas Jurídicas nunca se comprometeu realmente com essa tarefa. A Liga tentou montar seu próprio quadro de julgadores no ano passado, mas também não deu certo. Este ano, com diretoria nova, a Liga Rondonense tenta uma fórmula inovadora, constituindo uma comissão com julgamento sumaríssimo, apoiada somente no regulamento. A grande indignação da equipe me parece estar no fato de não haver punição para o árbitro, já que ambos se exaltaram naquele dia. Contraditório e ampla defesa não são privilégios, são garantias resguardadas pela Constituição para todos indistintamente. Em nossa opinião particular, para quem agride fisicamente tem que haver punição e punição dura.
Palpites para a próxima rodada:
TFC 2 x 2 Corinthians (sexta)
Nacional 4 x 1 ACJC
Novo Horizonte 0 x 3 AABB
São Remo 1 x 3 Botafogo
O alô dessa semana vai para o Laertes Zimmermann (Caruncho), para os demais um grande e forte abraço!