O zagueiro Henrique foi um dos destaques do Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre o Paraná Clube, nesta quarta-feira (25/04), no duelo de ida válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Capitão do alviverde após a saída de Marcos Assunção, o camisa 3 assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança de pênalti que deu a vitória ao time paulista. Com 70 partidas pelo clube, contando a passagem anterior, em 2008, este foi o 6º gol de Henrique pelo Verdão.
Conheça um pouco mais do rondonense Henrique
Natural de Marechal Cândido Rondon, Henrique Adriano Buss completará 26 anos em 2012, no dia 14 de outubro. Ele começou sua carreira nas categorias de base do Coritiba, onde se profissionalizou em 2006 e foi campeão brasileiro da série B no ano seguinte. Em 2008, se transferiu para o Palmeiras, e depois de ser campeão paulista e jogar apenas 26 partidas com a camisa verde, foi vendido ao Barcelona por 10 milhões de euros. No poderoso time espanhol foi pouco aproveitado, e acabou emprestado ao alemão Bayer Leverkusen, onde teve boa participação na temporada 08/09. Em seu retorno Espanha, o Barca resolveu empresta-lo novamente, desta vez para o Racing Santander, time mediano da 1ª divisão espanhola, que defendeu por duas temporadas. Em agosto de 2011, Henrique reestreou com a camisa do Palmeiras por empréstimo, e neste ano teve seu passe comprado em definitivo, renovando seu contrato com o Verdão até 2017.
O rondonense já foi convocado três vezes para s seleção brasileira. Em 2008, pelo então técnico Dunga, para o amistoso contra a Suécia; e em 2010 e 2011, pelo técnico Mano Menezes, para os amistosos contra Estados Unidos e Argentina.
Confira ao lado imagens de Henrique pelos clubes que ele atuou. Na página inicial do site, você pode assistir o gol que ele fez na Copa do Brasil.