O professor rondonense Edilson Hobold foi aprovado no último final de semana como árbitro Internacional A (FIJ A) pela federação Internacional de Judô. Em toda a história de sucesso do Judô brasileiro, apenas 19 pessoas alcançaram esta graduação e no Paraná, que neste ano a Federação Paranaense de Judô comemora 50 anos, Edilson é o primeiro.
No exame realizado em Sydney, na Austrália, foram aprovados somente 13 árbitros de todo o mundo, sendo: três da Austrália, dois do Japão, dois do Brasil, dois da China, um da Tailândia, um da África do Sul, um da Coréia e um da Nova Zelândia. O exame foi realizado no NSW Open e a avaliação foi realizada pelo espanhol Juan Carlos Barcos – Diretor Geral de Arbitragem da Federação Internacional de Judô – FIJ e pelo Australiano Carlo Knoester – Diretor de Arbitragem da União Oceânica de Judô e membro da Comissão de Arbitragem da FIJ.
Professor do Curso de Educação Física da Unioeste, atualmente cursando Doutorado em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela UNICAMP – Campinas, responsável pelo Judô de Marechal Cândido Rondon desde 1991, diretor de arbitragem da Federação Paranaense de Judô e membro do Conselho Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô, Hobold, aos 39 anos, chega ao nível mais alto da arbitragem do Judô mundial, estando habilitado a arbitrar qualquer competição mundial, inclusive os Jogos Olímpicos.
Em seu currículo, nos últimos anos, possui atuações em diversas competições nacionais e internacionais, destacando-se campeonatos sulamericanos, pan-americanos, além das Olimpíadas Mundiais Universitárias – Universíade, que foi realizada em Bangkok, na Tailândia.
No próximo sábado (24/09), Edilson estará em Marechal Cândido Rondon, ajudando no Torneio Paranaense – Regional Oeste, que será realizado no Ginásio do Colégio Rui Barbosa. Este torneio está sendo organizado pela Associação Fijiyama, sob a coordenação do prof. William Thiago Hübner.
Outras informações sobre a promoção do Prof. Edilson podem ser obtidas nos sites da Confederação Brasileira de Judô – www.cbj.com.br e no site da Federação Paranaense de Judô – www.paranajudo.org.br.
colaboração Edílson Hobold