Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Do planejamento às finanças, paralisação do Campeonato Paranaense preocupa os clubes

Postado em: 02/03/2021

Campeonato Paranaense teve apenas dois jogos disputados até agora — Foto: André Jonsson/OFEC

A suspensão dos jogos do Campeonato Paranaense provocou preocupação no planejamento e no futuro dos clubes, principalmente àqueles que não têm calendário após o estadual. Esse é o caso de Azuriz, Cascavel CR, Maringá e Toledo. As demais equipes possuem competições no segundo semestre, mas esperam que não haja um período maior sem partidas.

Após a recomendação de suspender os jogos pelo Ministério Público, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decretou a paralisação do torneio na segunda-feira e pretende dialogar com o MP-PR para dar continuidade. A rodada inicial teve dois jogos disputados, a segunda rodada foi suspensa, e a terceira rodada ainda está indefinida.

Para o presidente do Cascavel CR, Tony Almeida, a medida é compreensível - ele mesmo passou 20 dias intubado por conta do coronavírus. O dirigente, por outro lado, pondera que atrapalha o planejamento do clube por conta dos contratos firmados, que se encerram em maio e teriam que ser renovados caso estendesse às datas previstas. Isso acarretaria em gastos maiores com testes de Covid-19, viagens e salários.

"O impacto é grande, é complicado. O bom é que tivesse o jogo, mas a gente entende que é perigoso. Ainda não pensamos nessa possibilidade (aumentar as datas do estadual). Mas, se isso acontecer, vamos ter que achar um caminho", disse Tony Almeida, presidente do Cascavel C, em entrevista ao ge.

João Vítor Mazzer, presidente do Maringá, corrobora com o dirigente da Serpente sobre as questões contratuais. Ele alegou que, se o campeonato se alongar, isso vai ter um efeito no custo anual. "Já começamos a nos preocupar com a forma com que esses jogos serão remarcados. A expectativa é que isso não aconteça em outras rodadas e que a FPF possa explicar ao MP que é um ambiente seguro".

Já o técnico Fabiano Daitx, do Azuriz, afirmou que utilizará o tempo de paralisação para recuperar atletas, mas pensa que é preciso definir novas datas o quanto antes para poder ajustar a programação. Ele ainda disse que é preciso pensar além do futebol no momento. "É evidente que muda o trabalho, mas acredito que a decisão é a mais acertada. O futebol tem que servir de exemplo para que as pessoas fiquem em casa". 

Outro clube que tem somente o Paranaense no calendário é o Toledo. Procurado pela reportagem, o presidente Carlos Alberto Dulaba não respondeu aos questionamentos.

As oito equipes restantes possuem competições definidas para o segundo semestre: Athletico (Copa do Brasil, Sul-Americana e Série A), Cianorte (Série D), Coritiba (Copa do Brasil e Série B), FC Cascavel (Copa do Brasil e Série D), Londrina (Série B), Operário-PR (Copa do Brasil e Série B), Paraná (Copa do Brasil e Série C) e Rio Branco (Série D).

Não vejo que essa situação agora possa atrapalhar. Vai atrapalhar caso isso se estenda por muito mais tempo. Se começar a ter datas uma em cima da outra, daí vai ficar ruim
— Micael, zagueiro do Paraná, em entrevista à TV PRC

No último final de semana, o Governo do PR determinou o toque de recolher a partir das 20h por nove dias para conter o avanço da Covid-19. O prazo de encerramento está marcado para as 5h de 8 de março, uma segunda-feira.

O Paranaense teve apenas dois jogos disputados da primeira rodada: Cianorte 1x0 Athletico no sábado e Operário-PR 1x1 Azuriz no domingo.

Cascavel, Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo acataram a orientação do MP e não podem receber jogos no período. Paranaguá e Pato Branco ainda não se manifestaram. As cidades mais resistentes são Cianorte e Ponta Grossa, únicas que receberam partidas.

No fim de semana, a terceira rodada tem programada Coritiba x Toledo no sábado e Paraná x Maringá, Cianorte x Cascavel, Operário-PR x Rio Branco-PR, Londrina x Azuriz e Athletico x FC Cascavel no domingo. Dois desses jogos seriam realizados, se Cianorte e Ponta Grossa não mudarem o posicionamento.

Regulamento

O Campeonato Paranaense de 2021 tem a mesma fórmula do ano passado, com 12 times se enfrentando em turno único (11 rodadas). Os dois piores caem. E os oito melhores avançam para o mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta. As finais estão previstas para os dias 16 e 23 de maio.

globoesporte.globo.com

Oferecimento:


 
Mais notícias
Neguinho e Deotti decidem, e decisão do Municipal Veterano será entre Edson PY Lavacar e Galera do Zanella
Postado em: 08/10/2024 :: Dois jogos muito equilibrados e de alto nível técnico, demonstrando mais uma vez a qualidade do futebol amador rondonense, definiram nesta segunda-feira (07), no estádio Valdir Sc...
3º Cumbuca das Amigas do Beach arrecada brinquedos para crianças rondonenses
Postado em: 08/10/2024 :: Com a participação de 48 atletas, além de amigos, familiares, convidados e apoiadores, foi realizado na última sexta-feira (04), nas quadras da Associação Atl...
Rui Barbosa vence em três categorias na Copa Karl Schmidt
Postado em: 08/10/2024 :: Quatro partidas movimentaram nesta segunda-feira (07), no ginásio do Colégio Rui Barbosa, a fase de classificação da 3ª Copa Karl Schmidt de Futsal, competiç&at...
Rondonenses "abraçam" corrida fora do asfalto e se tornam ultramaratonistas
Postado em: 07/10/2024 :: A corrida de rua está bastante em alta. Mas, você já ouviu falar do trail running, uma modalidade de corrida que vai além do asfalto e do concreto, levando os corredores a e...
Finalistas do Municipal de Futebol Suíço Veterano serão conhecidos hoje no Valdir Schneider
Postado em: 07/10/2024 :: Chegou a hora de conhecer os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Veterano (40+), organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Marechal Rondon. Com grandes craques d...